Atacante do Philadelphia, que superou câncer ósseo raro e voltou a jogar, vence prêmio de perseverança

Oskar Lindblom, do Philadelphia Flyers, que superou um tipo de câncer ósseo raro, foi anunciado como ganhador da edição 2021 do Bill Masterton Memorial Trophy, prêmio dado ao jogador que melhor exemplifica as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei, pela NHL. O atacante sueco, de 24 anos, que já havia voltado a atuar nos Playoffs da Stanley Cup em julho do ano passado, atuou em 50 dos 56 jogos disputados pelos Flyers na última temporada regular. Foram oito gols marcados e seis assistências, num total de 14 pontos. Matt Dumba, do Minnesota Wild, e Patrick Marleau, do San Jose Sharks, eram os outros finalistas ao prêmio.

O anúncio do vencedor do Bill Masterton de 2021 foi feito pelo atacante Bobby Ryan, do Detroit Red Wings, que venceu o prêmio no ano passado após vencer o alcoolismo, quando atuava pelo Ottawa Senators.

Para o HOCKEY4LIFE, o Bill Masterton Memorial Trophy tem um significado importante, pois foi a partir dele que surgiu a ideia de escrever sobre as histórias de superação. Em 2014, Dominic Moore, então no New York Rangers, ganhou o prêmio (contei isso em 2019) depois de se afastar do esporte por 18 meses, período em que esteve ao lado da esposa até ela perder uma batalha contra um tipo raro de câncer no fígado. Foi o gatilho para criar a seção Hockey4life num outro projeto que mantinha, em que também escrevia notícias sobre o jogo. Anos depois, criei o site para me dedicar apenas às histórias de gentilezas e superação, que são a essência do hóquei no gelo.

Oskar Lindblom foi diagnosticado com sarcoma de Ewing, uma forma rara de câncer ósseo, em 13 de dezembro. No momento de seu diagnóstico, o atacante tinha 18 pontos em 30 jogos e estava empatado com o atacante Travis Konecny ​​pela liderança no Philadelphia Flyers com 11 pontos. Durante a quimioterapia, Lindblom apoiou os Flyers participando de vários jogos e visitando os vestiários, e os Flyers e vários outros jogadores da NHL o apoiaram vestindo camisas com a frase Oskar Strong, feitas pela Biscuit Tees, uma empresa de Kim Parent, filha da lenda dos Flyers, Bernie Parent.

Em 2 de julho, Lindblom tocou um sino no Abramson Cancer Center, no Hospital da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, para indicar o fim de seus tratamentos contra o câncer. O atacante sueco, que foi finalista do prêmio na temporada passada, foi novamente declarado livre do câncer em março. Ele é o quarto jogador do Philadelphia Flyers a ganhar o prêmio (Bobby Clarke, em 1972; Tim Kerr, em 1989; e Ian Laperriere, em 2011, foram os outros).

“Eu já disse isso algumas centenas de vezes, acho que sim. Tente ser positivo”, disse Lindblom. “Estou tentando ser positivo todos os dias. Acho que fui positivo durante toda a quimio e a cirurgia que fiz no ano passado. Então, estou tentando espalhar as boas vibrações ao meu redor e espero que as pessoas possam captar isso de mim, e que realmente tentem se divertir, mesmo que não estejam passando por alguma situação difícil no momento”.

“Quer dizer, são altos e baixos, mas como eu disse, tenho apenas curtindo a vida… Passar um tempo com minha família de novo, ver meus avós que não vejo há quase dois anos… Então, quero dizer, apenas curtindo a vida e ser capaz de fazer o que eu quiser, sinto-me com energia novamente. Essa é uma grande parte disso e, no que diz respeito ao hóquei, é a mesma coisa, senti que melhorei no final da temporada, mas sei que consegui muito mais em mim. Então, eu só tenho que continuar a aumentar minha resistência e ser capaz de trabalhar todos os dias para ser capaz de jogar meu jogo”.

O gerente geral do Philadelphia Flyers, Chuck Fletcher, disse: “Oskar é um jovem que continua a nos impressionar com seu nível de comprometimento e caráter. Passar pelo que ele passou e retornar ao time durante nossos Playoffs na bolha de Toronto (no ano passado, por causa da pandemia) mostrou uma quantidade incrível de determinação e coragem. Em seguida, trabalhou arduamente para se preparar para uma temporada completa em que teve um impacto imediato no nosso vestiário e no gelo.”.

Lindblom disse que o apoio que recebeu de seus companheiros significou muito para ele.

“Tem sido enorme. Desde o início, isso me deu muita energia e foco para me manter avançando. Especialmente nos primeiros dias, foi difícil para mim apenas tentar absorver tudo e ver o que você tem na sua frente. Mas apenas tê-los (os companheiros de equipe) lá e me apoiando todos os dias e, como eu disse, me dando energia… Foi ótimo para mim ter, tipo, minha segunda família nos Estados Unidos. Isso foi ótimo e eu os agradeço muito por fazerem isso por mim também”, afirmou Lindblom, que parabenizou os demais finalistas.

“Sinto-me muito honrado e orgulhoso de ganhar este prêmio e de competir com este tipo de jogadores como Matt Dumba e Patrick Marleau, que foram grandes jogadores e ótimas pessoas dentro e fora do gelo. Isso é muito especial para mim”.

Bill Masterton Memorial Trophy

O Bill Masterton Memorial Trophy é um prêmio anual sob a tutela da Professional Hockey Writers’ Association (Associação dos Escritores Profissionais de Hóquei) e é dado ao jogador da National Hockey League (NHL) que melhor exemplifica as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei. O vencedor é selecionado em uma pesquisa entre todos os integrantes do PHWA no final da temporada regular.

Uma doação de US$ 2.500 do PHWA é concedida anualmente ao Bill Masterton Scholarship Fund, com sede em Bloomington, Minnesota, em nome do vencedor do Masterton Trophy.

O troféu foi apresentado pela NHL Writers ‘Association em 1968 para comemorar o falecido William Masterton, um jogador do Minnesota North Stars, que exibiu, em alto grau, as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei. Masterton morreu em 15 de janeiro de 1968, após uma lesão sofrida durante um jogo.

Foi concedido pela primeira vez após a temporada regular de 1967-68. Os jogadores do Montreal Candiens venceram cinco vezes, enquanto o New York Rangers e o Boston Bruins venceram quatro.

“Nunca desista!”.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Trilha de superação sugerida para a leitura: Sixx: A.M. – Accidents Can Happen (Live Gröna Lund, Stockholm, Sweden, 2016)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *