Na história! Boston Bruins retira número 22, usado por Willie O’Ree, primeiro jogador negro da NHL

Exatamente 64 anos depois de Willie O’Ree se tornar o primeiro jogador negro a atuar na NHL, o Boston Bruins promoveu a cerimônia de retirada do número 22 usado pelo ex-atacante, no TD Garden, em Boston, na terça-feira (18), antes do duelo com o Carolina Hurricanes. A conquista do ex-atacante foi ainda mais notável, considerando que ele perdeu 95% da visão do olho direito depois de ser atingido por um puck (disco) duas temporadas antes de se tornar um jogador da NHL.

O’Ree, de 86 anos, não pôde comparecer à cerimônia, mas expressou sua gratidão em um discurso gravado que foi ao ar antes de o banner com o número 22 ser erguido para sempre no TD Garden.

Todos os jogadores do Boston Bruins vestiram camisas com o número 22 durante o aquecimento.

O Carolina Hurricanes juntou-se aos seus adversários em homenagem a O’Ree antes da partida.

O New York Islanders também reconheceu a história de O’Ree antes de seu confronto com o Philadelphia Flyers.

“As contribuições de Willie para o hóquei transcendem as conquistas no gelo e abriram inúmeras portas para jogadores que vieram depois dele. Ele é, sem dúvida, merecedor dessa honra”, disse o presidente do Bruins, Cam Neely. Em 2018, a NHL criou um prêmio com o nome do ex-jogador para reconhecer aqueles que usam o hóquei para melhorar as suas comunidades.

“Ao longo da história da National Hockey League, houve muito poucos indivíduos que tiveram um impacto tão profundo sobre a liga e sua cultura do que Willie O’Ree”, acrescentou o CEO do Bruins, Charlie Jacobs. “Depois de quebrar a barreira da cor como um Boston Bruin em 1958 e eventualmente se aposentar do hóquei profissional em 1979, Willie se tornou o embaixador definitivo para melhorar a diversidade e inclusão dentro do jogo de hóquei.”

O’Ree é o 12º jogador na história da franquia a ter seu número aposentado. Ele jogou 45 jogos na carreira pelo Boston. O último jogador a usar o número 22 no Boston Bruins foi o central Craig Smith, de 32 anos, que chegou ao clube na temporada passada, mas que passou a usar a camisa 12.

Nascido em 15 de outubro de 1935, em Fredericton, New Brunswick, sendo o mais novo de 13 irmãos, Willie O’Ree, que jogou no Boston Bruins, foi o primeiro jogador negro na liga quando estreou em 1958. O ex-jogador recebeu muitos prêmios nesses anos, incluindo o Lester Patrick Award (que honra a contribuição dada ao hóquei nos Estados Unidos) em 2003 e o Bill Walsh Champion of Change Award (que reconhece um indivíduo que abriu caminho de oportunidades para outros) em 2007.

Ele também recebeu a Ordem do Canadá, a mais alta honraria civil do condado em 2010. Em janeiro de 2018, os Bruins anunciaram que haveria uma pista de hóquei de rua. em homenagem a O’Ree, na área de Allston-Brighton. O ex-jogador também tem uma arena de hóquei em homenagem a ele em New Brunswick e é membro do Hall da Fama do New Brunswick Sports desde 1984.

A carreira de O’Ree

Willie O’Ree tornou-se o primeiro jogador negro da National Hockey League quando se juntou ao Boston Bruins em 18 de janeiro de 1958. O’Ree estava 95% cego em seu olho direito, um fato que ele guardava para si mesmo, ciente que poderia terminar sua carreira antes dela começar. A cegueira foi o resultado de ter sido atingido nos olhos anos antes. O’Ree jogou em 45 jogos da NHL durante partes de duas temporadas. Ele marcou quatro gols e deu dez assistências, com 14 pontos no total.

A liga nomeou O’Ree seu diretor de desenvolvimento juvenil e embaixador da diversidade da NHL em 1998. Em 2018, também criou o Willie O’Ree Community Hero Award, que reconhece um indivíduo que causou um impacto positivo em sua comunidade, cultura ou sociedade através do hóquei durante o ano.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *