Florida Panthers anuncia primeiro negro assistente de gerente geral da história da NHL

Brett Peterson, de 39 anos, foi nomeado gerente geral assistente do Florida Panthers nessa terça-feira (17). Ex-defensor e ex-agente de jogadores de hóquei no gelo, ele é considerado o primeiro negro a exercer a função na história da NHL. “É emocionante quando você tem a chance de reacender um sonho de infância de perseguir a Stanley Cup, estando na National Hockey League. Ter a oportunidade de ser o primeiro em algo é ainda mais emocionante, algo que eu nunca pensei”.

RELACIONADAS
+ Atacante do LA Kings é o negro mais bem selecionado na história da NHL
+ Seattle anuncia primeiro narrador negro de uma franquia na história da liga

Além de ser assistente de gerente geral de Bill Zito, Peterson também terá um papel ativo nos programas comunitários da Florida Panthers Foundation, que visam tornar o hóquei mais inclusivo na região do sul da Flórida. “Estou muito animado por esta oportunidade com os Panthers e com a crescente equipe de front office de Bill”, disse Peterson. “É um dia especial para mim e minha família e mal posso esperar para começar a trabalhar.”

Ex-defensor do Boston College, Peterson foi agente de jogadores e vice-presidente de hóquei no Wasserman, cujos ex-clientes incluem o goleiro do Boston Bruins, Tuukka Rask. Natural de Northborough, Massachusetts, Brett Peterson era um dos dois agentes negros certificados pela NHL Players ‘Association.

“Sua experiência substantiva no hóquei como jogador, habilidades significativas de desenvolvimento e avaliação e tino comercial como negociador se combinam para formar um conjunto de habilidades de elite que é muito difícil de encontrar em nosso esporte”, disse o gerente geral do Florida Panthers, Bill Zito. “Há muitos que podem se destacar em uma dessas disciplinas, mas poucos que se destacam em todas as três”, completou.

Peterson disse que gostou de ajudar os jovens jogadores a construir suas carreiras, por isso considerou continuar como agente quando Zito lhe ofereceu o emprego. Zito é cofundador da Acme World Sports, onde Peterson iniciou sua carreira de representação esportiva.

“Há algo de especial em conduzir um jogador em uma carreira”, disse Peterson. “Isso é o que é empolgante, você está levando um time em uma jornada agora. Ter a chance de ajudar a administrar um time e perseguir uma Stanley Cup é apenas um extremo completamente diferente do qual mal posso esperar para participar”.

Peterson trabalhará para uma equipe do Florida Panthers com um núcleo jovem liderado pelo central Aleksander Barkov, de 25 anos. O técnico Joel Quenneville venceu a Stanley Cup três vezes com o Chicago Blackhawks (2010, 2013 e 2015) e o goleiro Sergei Bobrovsky foi duas vezes vencedor do Vezina Trophy – dado ao melhor goleiro – (2013 e 2017) com o Columbus Blue Jackets.

Peterson jogou quatro temporadas no Boston College (2000-04) e ajudou a ganhar o campeonato da Divisão I da NCAA em 2001. Ele jogou um total de 340 jogos da liga secundária: 317 para Atlantic City, Johnstown, Flórida e Phoenix da ECHL; 21 para Albany e Grand Rapids da American Hockey League; e dois para Flint da International Hockey League.

Ele se aposentou após a temporada de 2008-09 e fez a transição para a representação esportiva através de conexões anteriores no hóquei, juntando-se à Acme World Sports, que foi adquirida pela Wasserman em junho.

Peterson fazia parte de um grupo que ajudou a formar uma equipe totalmente negra e hispânica da NextGen AAA Foundation que venceu o torneio Beantown Summer Classic em agosto. O time foi treinado pelos ex-jogadores da NHL Mike Grier e Bryce Salvador.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *