Mundo do hóquei se choca e reage às mortes de astro da NHL e do irmão, atropelados de bicicleta em rodovia

Uma tragédia abalou o mundo do hóquei. Johnny Gaudreau, de 31 anos, do Columbus Blue Jackets e astro da NHL, morreu na quinta-feira (29) ao ser atropelado junto do irmão mais novo, Matthew, enquanto andavam de bicicleta em seu estado natal, Nova Jersey. O motorista que causou a fatalidade estava sob efeito de álcool e foi preso. Johnny e Matthew seriam padrinhos de casamento da irmã mais nova nesta sexta-feira (30).

O Blue Jackets divulgou a seguinte declaração:

“O Columbus Blue Jackets está chocado e devastado por esta tragédia inimaginável. Johnny não era apenas um grande jogador de hóquei, mas mais significativamente um marido, pai, filho, irmão e amigo amoroso. Estendemos nossas sinceras condolências à sua esposa, Meredith, seus filhos, Noa e Johnny, seus pais, sua família e amigos pela perda repentina de Johnny e Matthew.

Johnny jogou o jogo com grande alegria, que foi sentida por todos que o viram no gelo. Ele trouxe um amor genuíno pelo hóquei com ele em todos os lugares que jogou, do Boston College ao Calgary Flames, do Team USA ao Blue Jackets. Ele emocionou os fãs de uma forma que só Johnny Hockey poderia. O impacto que ele teve em nossa organização e em nosso esporte foi profundo, mas empalidece em comparação com a impressão indelével que ele deixou em todos que o conheciam.

Johnny abraçou nossa comunidade quando chegou há dois anos, e Columbus o recebeu de braços abertos. Sentiremos muita falta dele e faremos tudo o que pudermos para apoiar sua família e uns aos outros durante esta tragédia.

“Neste momento, pedimos orações pela família Gaudreau e que sua privacidade seja respeitada enquanto eles sofrem.”

Gaudreau jogou pelo Columbus nas últimas duas temporadas após assinar como um jogador livre em 13 de julho de 2022. O atacante jogou as primeiras nove temporadas de sua carreira na NHL pelo Calgary Flames.

“É com grande tristeza que lamentamos as mortes trágicas de nosso amigo Johnny Gaudreau e seu irmão Matthew Gaudreau”, disseram os Flames em um comunicado. “Nossos corações estão partidos por esta perda devastadora. Johnny foi e sempre será um membro da família Flames e amado por todos de Calgary.

Foi um privilégio chamar Johnny de nosso companheiro de equipe por nove anos incríveis em Calgary. Ele veio para Calgary quando jovem e cresceu aqui, não apenas como um astro no gelo, mas também como um membro querido de nossa comunidade.

A dor que sentimos pela esposa de Johnny, Meredith, pelos filhos Noa e Johnny, pelos pais Jane e Guy, pelas irmãs Kristen e Katie e por toda a família Gaudreau é imensa.

“Proprietário, gestores, jogadores e equipe do Calgary Flames expressam nossas sinceras condolências durante seu tempo de tristeza.

Vocês estão em nossos pensamentos e orações.”

Gaudreau foi selecionado pelos Flames na quarta rodada (nº 104) do Draft da NHL de 2011 enquanto jogava pelo Dubuque da United States Hockey League. Ele foi para o Boston College, onde jogou três temporadas, ganhando o Hobey Baker Award, dado ao melhor jogador da Divisão 1 de hóquei da NCAA, em 2014, depois de liderar o BC com 80 pontos (36 gols e 44 assistências) em 40 jogos. Ele também foi membro do NCAA East First All-American Team em 2013 e 2014.

Em sua primeira temporada com Calgary, Gaudreau fez a primeira de sete aparições no NHL All-Star Game e foi nomeado para o NHL All-Rookie Team. Gaudreau também ganhou o Lady Byng Memorial Trophy, concedido ao jogador mais gentil da liga após a temporada 2016-17.

Gaudreau teve 743 pontos (243 gols e 500 assistências) em 763 jogos da temporada regular da NHL com os Flames e Blue Jackets e 33 pontos (11 gols e 22 assistências) em 42 jogos de Playoffs da Stanley Cup.

Três vezes artilheiro de 30 gols na NHL, sua melhor temporada foi em 2021-22, quando liderou Calgary e empatou em segundo na Liga com 115 pontos (40 gols e 75 assistências) em 82 jogos.

Gaudreau está em quinto lugar na história dos Flames com 609 pontos (210 gols e 399 assistências) em 602 jogos.

“A família da National Hockey League está chocada e triste com o trágico falecimento do atacante do Columbus Blue Jackets Johnny Gaudreau e seu irmão Matthew”, disse o comissário da NHL Gary Bettman. “Embora o espírito contagiante de Johnny pelo jogo e suas habilidades de parar o show no gelo lhe renderam o apelido de ‘Johnny Hockey’, ele era mais do que apenas um jogador de hóquei deslumbrante; ele era um pai amoroso e amado marido, filho, irmão e companheiro de equipe que se tornou querido por cada pessoa sortuda o suficiente para ter cruzado seu caminho.

Gaudreau frequentemente contava a história de como seu pai o ensinou a patinar quando criança em seu estado natal, Nova Jersey, e ele carregou essa mesma paixão juvenil ao longo de suas 11 temporadas na NHL. Um habilidoso armador, Gaudreau participou do NHL All-Star Game sete vezes, onde sempre foi o favorito dos fãs, principalmente ao mostrar seus talentos nas várias competições de habilidades para as quais ele era tão adequado.

Ele será lembrado com carinho em Calgary, onde jogou suas primeiras nove temporadas com os Flames de 2013-14 a 2021-22, emergindo como uma das estrelas jovens mais brilhantes da nossa Liga enquanto compilava o quinto maior total de pontos da carreira da franquia. Sua perda também será sentida profundamente em Columbus, a cidade na qual ele escolheu estabelecer sua família e onde ele era um dos respeitados e veteranos líderes de um clube que se preparava para os playoffs. E tanto Johnny quanto Matthew serão lamentados no Boston College, onde foram companheiros de equipe no ano em que Johnny ganhou o Prêmio Hobey Baker em 2013-14, e na Gloucester Catholic High School em Nova Jersey, onde ambos jogaram e onde Matthew foi o treinador principal de hóquei após sua própria carreira de cinco anos como jogador profissional.

Enviamos nossas mais sinceras condolências à sua esposa Meredith; seus filhos, Noa e Johnny; seus pais, Guy e Jane; e irmãs Kristen e Katie. E lamentamos junto com seus companheiros de equipe, membros das organizações Blue Jackets e Flames, seus muitos amigos no hóquei e inúmeros fãs ao redor do mundo para quem ele criou memórias indeléveis dentro e fora do gelo.”

Matthew Gaudreau, que morreu aos 29 anos, também foi um jogador de hóquei talentoso. Ele jogou quatro temporadas no Boston College, incluindo uma temporada com Johnny. Ele também jogou seis temporadas profissionais, com Omaha da USHL, Worcester e Reading da ECHL e Bridgeport e Stockton da American Hockey League antes de se aposentar após a temporada 2021-22.

Em 2022-23, ele foi nomeado treinador na Gloucester Catholic High School (Gloucester City, Nova Jersey), onde ele e seu irmão jogaram e levaram a escola ao seu primeiro campeonato estadual em 2010.

“A NHLPA se junta à comunidade do hóquei no luto pela trágica perda de Johnny Gaudreau e seu irmão, Matthew”, disse o diretor executivo da NHLPA, Marty Walsh, em um comunicado. “Johnny era um companheiro de equipe e amigo querido em Calgary e Columbus, e foi uma alegria vê-lo durante seus 10 anos e 763 jogos na NHL. Ele teve uma carreira universitária condecorada no Boston College, onde jogou junto com seu irmão, Matthew, que também jogou hóquei profissional na AHL e ECHL. Os jogadores e a equipe da NHLPA estão devastados por essas perdas terríveis. Expressamos nossas mais sinceras condolências a toda a família Gaudreau: a esposa de Johnny, Meredith, e seus filhos, Noa e Johnny; a esposa de Matthew, Madeline; seus pais, Guy e Jane; e suas irmãs, Kristen e Katie.”

Descansem em paz, Johnny e Matthew! 🙁

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Trilha sugerida para a leitura: Amber Pacific – Gone So Young (Live Acoustic)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *