Tocou o sino! Atacante do Philadelphia Flyers finaliza tratamento de câncer ósseo raro

Uma semana depois de treinar no gelo com seus colegas de Philadelphia Flyers pela primeira vez em seis meses, Oskar Lindblom tocou o sino, marcando o fim de seus tratamentos de quimioterapia. O atacante de 23 anos de idade foi diagnosticado em dezembro com sarcoma de Ewing, uma forma rara de câncer ósseo, e jogou apenas 30 jogos nesta temporada da NHL. Nesta quinta-feira (2), Lindblom caminhou pelo corredor do Abramson Cancer Center, no Hospital da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, para tocar o sino e comemorar com as enfermeiras que cuidavam dele.

“Nem consigo explicar como me sinto”, disse ele ao site do Philadelphia Flyers. “Parece que estou tendo um aniversário, Natal e todas essas sensações de férias ao mesmo tempo. É incrível! Mal posso esperar para voltar à vida normal novamente e começar a sentir que estou vivendo”.

“Não posso dizer o suficiente sobre esse jovem”, disse o gerente geral do Philadelphia Flyers, Chuck Fletcher, em comunicado. “Todos podem ver o talento e o impacto que Oskar teve por nós no gelo, mas também que ele é um excelente companheiro de equipe em nosso vestiário e uma pessoa genuinamente boa. Sua atitude e força por tudo isso são uma tremenda inspiração para todos nós. Hoje é um ótimo dia. Parabéns a Oskar. Estamos ansiosos para que ele volte à nossa equipe em um futuro próximo”.

Lindblom não jogará pelos Flyers os Playoffs da Stanley Cup, caso a NHL retome mesmo a temporada 2019-20. O campeonato foi paralisado no dia 12 de março, devido à pandemia do novo coronavírus.

Desde que foi diagnosticado, Lindblom recebeu apoio de toda a comunidade de hóquei. Os jogadores dos Flyers e da NHL usaram camisas com a campanha “#OskarStrong” e ele foi aplaudido de pé quando apareceu no telão em um jogo no Wells Fargo Center, em janeiro.

A Biscuit Tees, uma empresa de propriedade de Kim Parent, filha da lenda dos Flyers, Bernie Parent, vendeu as camisas em alusão a Oskar Strong, arrecadando mais de US$ 200.000 em vendas. O valor foi doado para a campanha Hockey Fights Cancer. As camisas podem ser adquiridas em BiscuitTees.com.

Os companheiros de equipe de Lindblom e vários jogadores de toda a NHL usaram as camisas, incluindo Mika Zibanejad, do New York Rangers, Anze Kopitar, do Los Angeles Kings, Wayne Simmonds, do Buffalo Sabres, e Nicklas Backstrom, do Washington Capitals, além do ex-jogador e atual comentarista de jogos da NHL na NBC Eddie Olczyk, um sobrevivente de câncer de cólon.

“De família a amigos e fãs, não posso explicar o quanto eles significaram para mim. Especialmente no começo, quando era um período difícil e recebi todas essas palavras gentis. Isso me fez sentir muito melhor, calmo e realmente ajudou ao longo do caminho”, disse Lindblom.

O atacante sueco é o representante dos Flyers ao Bill Masterton Memorial Trophy, prêmio dado ao jogador da NHL que melhor exemplifica qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei. A escolha é feita por votação dos integrantes da Associação dos Escritores Profissionais de Hóquei, que indicam um representante para cada equipe. Em breve, a NHL vai divulgar os três finalistas. O vencedor é anunciado após a temporada, durante a cerimônia do NHL Awards.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *