O ato de heroísmo de James Shaw Jr. foi reconhecido pelo Nashville Predators nesse domingo (29), antes do jogo 2 da série melhor de sete partidas da semifinal da Conferência Oeste, contra o Winnipeg Jets, na Bridgestone Arena, em Nashville, no Tennessee. Shaw, de 29 anos, ficou famoso como o “herói da Waffle House”depois de lutar contra e desarmar um atirador, enquanto ele recarregava a arma, no Restaurante Waffle House, em Antioch, na região de Nashville, na madrugada do dia 22. A ação do criminoso deixou quatro mortos e dois feridos.
As autoridades informaram que a atitude heroica de Shaw salvou várias vidas. Uma campanha de doação feita pelo rapaz já conseguiu mais de US$ 185 mil para as vítimas do ataque.
Head Coach Peter Laviolette meets local Waffle House hero James Shaw Jr. before tonight’s game. Shaw will be honored in-game. #Preds | #WPGvsNSHpic.twitter.com/k9D4NJ5Yfp
Durante o jogo dos Predators contra os Jets, pelos Playoffs da Stanley Cup, James Shaw Jr. foi recebido pelo técnico da equipe de Nashville, Peter Laviolette, além dos defensores P.K. Subban e Roman Josi, que o presentearam com uma camisa personalizada do time.
A multidão na Bridgestone Arena aplaudiu Shaw quando os Predators o colocaram no telão do ginásio (veja no vídeo acima) durante o primeiro período da partida.
A ação
Shaw Jr. aproveitou o momento em que o atirador parou de disparar e se distraiu olhando para a arma. O jovem, então, começou a lutar com o criminoso e conseguiu desarmá-lo. Na briga, Shaw Jr. tomou um tiro de raspão no cotovelo e queimou a mão direita por agarrar o cano da arma. Desarmado, o atirador fugiu do local.
“Todos disseram isso (de ser um herói), mas parece uma sensação egoísta”, afirmou Shaw Jr ao jornal Tennessean. “Eu estava apenas tentando sair (do restaurante). Eu vi a oportunidade.”
Shaw Jr. chegou ao restaurante por volta das 3 horas da manhã, pouco antes de o atirador invadir o local e começar os disparos.
“Se o atirador tivesse recarregado a arma, muitas pessoas naquele restaurante não teriam chegado em casa pela manhã”, afirmou Chuck Cordero, que também estava no restaurante, em entrevista à WTVF.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Cena sugerida para a leitura: Um príncipe em Nova York (1988)
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.