- Atacante do Washington Capitals leva uma fã, que superou uma forma rara de câncer, para conhecer o time
- Elas no jogo: equipes da liga feminina de hóquei (PWHL) serão adicionadas ao game NHL 25, da EA Sports
- Atacante do Vancouver Canucks é ovacionado por torcedores em retorno ao gelo após diagnóstico de câncer
- Jogadores do Pittsburgh Penguins fazem visita anual a hospital infantil e encontram astro do futebol americano
Após superar lesões e drama familiar, capitão do Tampa Bay ganha prêmio “Jogada do Ano” da Sports illustrated
- Por Diogo Finelli
- Atualizado: 21 de dezembro de 2020
Duas lesões e um drama familiar durante os Playoffs da Stanley Cup. O capitão Steven Stamkos teve que superar tudo isso antes de ajudar o Tampa Bay Lightning a conquistar pela segunda vez o cobiçado troféu da NHL, título inédito para o atacante canadense. A perda do segundo filho, após a mulher, Sandra, sofrer um aborto na 21ª semana de gestação, foi um desafio emocional gigante durante a fase final da temporada. A conquista da Stanley Cup teve um sabor especial, mas não parou por aí. No sábado (19), o lance do gol de Stamkos no jogo 3 da final da Stanley Cup contra o Dallas Stars foi escolhido como a “Jogada do Ano” (Play of the Year) da revista Sports Illustrated, superando o golfista Jon Rham, Bam Adebayo, do Miami Heat (NBA), e Alec Mills, do Chicago Cubs (MLB).
Duas vezes ganhador do Rocket Richard Trophy, de artilheiro da temporada regular da NHL, Stamkos foi decisivo para ajudar o Tampa Bay Lightning na conquista da Stanley Cup, apesar de ter perdido todos, exceto um dos jogos dos Playoffs, devido a uma lesão na parte inferior do corpo.
Mas Stamkos fez aquele jogo – o único dele em ação – valer ao marcar seu único gol na corrida até o troféu, em sua única tacada na pós-temporada, que colocou o Lightning à frente por 2 a 0 durante o primeiro período na vitória por 5 a 2 contra o Stars no jogo 3. Tampa venceu a série melhor de sete partidas por 4-2.
“Não acredito muito naquilo de “tinha que ser”, mas… Esse foi realmente um daqueles momentos para mim”, disse Stamkos. “Marcar esse gol foi obviamente o gol mais memorável da minha carreira, mas significou muito não só para mim e para os meus companheiros de equipe, mas também para os meus amigos e família que sabiam o que estava a passar naquela altura”.
Em março, o capitão foi submetido a uma cirurgia no músculo central e ficou afastado do gelo pelo resto da temporada regular. Antes do recomeço da temporada, durante os treinos em julho, Stamkos sofreu uma lesão na perna, que o tirou de combate durante todas as fases anteriores à final. Mas o pior ainda estava por vir. Durante os Playoffs, Stamkos teve que deixar a bolha da NHL no Canadá (os jogos foram disputados em Toronto e Edmonton, sem a presença de público, por conta da pandemia do novo coronavírus) para lidar com uma tragédia familiar, revelada pelo jogador apenas em outubro.
Em uma entrevista para Erik Erlendsson, do lightninginsider.com, Stamkos revelou que deixou a bolha da NHL em Toronto para ficar com sua esposa, Sandra, que estava grávida do segundo filho do casal, mas abortou com 21 semanas de gravidez.
Por mais que ele tenha compartilhado sua vida com os fãs do Lightning, ele manteve sua família privada. Ele não disse nada sobre a gravidez, nem divulgou o nascimento de seu filho, Carter, em julho de 2019.
Durante a primeira rodada dos Playoffs contra o Columbus Blue Jackets, Stamkos recebeu uma ligação de Sandra informando que algo estava errado. Ele deixou o Hotel X em Toronto para ir para sua casa fora da cidade e passou três semanas lá. Stamkos voltou à equipe em Edmonton, em 7 de setembro, dia do início da final da Conferência Leste.
“Foi provavelmente o ponto mais baixo de nossas vidas”, disse Stamkos a Erlendsson. “Para mim, com certeza, eu nunca senti aqueles sentimentos que senti ao passar por isso. Foi devastador para minha família, ninguém sabia realmente sobre isso, e nós meio que guardamos isso para nós mesmos”.
Stamkos expressou sua gratidão à NHL e seus colegas jogadores pelas bolhas de sucesso em Toronto e Edmonton que permitiram ao Lightning ganhar o campeonato, apesar da pandemia COVID-19.
“Quase ainda não parece real, especialmente em um ano como este, em que não sabíamos se teríamos a chance de competir pelo troféu”, disse Stamkos sobre a conquista da Stanley Cup durante o Sports Illustrated Awards virtual no sábado .
“A emoção que você sente quando finalmente atinge esse objetivo é incrível. Ver homens adultos com os olhos marejados no gelo após o jogo é uma experiência incrível e vale a pena o sacrifício que todos colocaram para nos permitir jogar durante esta temporada”.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Posts Relacionados
Sobre Diogo Finelli
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.
Pequise
Posts recentes
- Atacante do Washington Capitals leva uma fã, que superou uma forma rara de câncer, para conhecer o time 22 de novembro de 2024
- Elas no jogo: equipes da liga feminina de hóquei (PWHL) serão adicionadas ao game NHL 25, da EA Sports 21 de novembro de 2024
- Atacante do Vancouver Canucks é ovacionado por torcedores em retorno ao gelo após diagnóstico de câncer 19 de novembro de 2024