Artista cria logotipo do Buffalo Sabres em que destaca a história do primeiro jogador negro americano na NHL

O artista local Edreys Wajed destacou o lugar do Buffalo Sabres na história negra com um novo design para uma grande causa. Wajed, um nativo de Buffalo, se inspirou em Val James, o primeiro jogador negro americano da NHL, e criou um novo logotipo para uma camisa que está sendo vendida para beneficiar o Breaking Barriers, uma iniciativa que “visa acelerar resultados positivos para meninos e jovens de cor do berço à carreira”. Durante todo o mês de fevereiro, a NHL celebra a história negra na liga.

“Você não pode aspirar a algo se não o viu”, disse Wajed ao site do Sabres. “Isso é quebrar barreiras. Eles estão expostos a oportunidades, estão expostos a caminhos alternativos? E isso é importante para uma criança, estar exposta a certas coisas e poder tomar uma decisão”.

“A coragem necessária para o primeiro jogador de hóquei afro-americano jogar em uma liga predominantemente branca e também a coragem do Sabres para dar esse passo, eu acho que isso é rico”.

Wajed reimaginou o logotipo do Buffalo para incorporar as cores do Buffalo Braves, um ex-time da NBA que dividia o Buffalo Memorial Auditorium com o Sabres nos anos 1970. Ele substituiu as espadas cruzadas da logo do Sabres por espadas de guerra, ou Akofena, que é um símbolo de coragem, valor e heroísmo, e tem origem na África Ocidental.

O “1981” dentro do logotipo representa o ano em que o Buffalo Sabres assinou com Val James. Ele foi draftado (selecionado) pelo Detroit Red Wings em 1977, mas nunca jogou um jogo oficial pelo time de Detroit. James jogou sete partidas pelo Sabres durante a temporada de 1981-82, e sua estreia marcou a primeira vez que um negro americano jogou na NHL (Willie O’Ree, primeiro negro a atuar na liga, entre 1958 e 1979, é canadense). O nº 26 de James também é apresentado no logotipo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Edreys (@edreys)

Abaixo do logotipo, está escrito: “o primeiro afro-americano a jogar na NHL foi um Buffalo Sabre”.

“Juntei essas peças para que as pessoas entendessem que era e é uma parte dos Sabres que você torce hoje”, disse Wajed. “Então, quando você balança o azul e o ouro (cores da equipe), isso (a história dos negros no clube) faz parte”.

A camiseta pode ser comprada na ShopOneBuffalo ou como parte de um pacote Sabres Game Night To Go.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *