Astro canadense do Pittsburgh Penguins presenteia goleiro da França com stick após jogo das Olimpíadas

Em francês, chama-se “bâton”. Em inglês, é “stick”. Independentemente da barreira linguística, uma das melhores histórias dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 envolve um presente de Sidney Crosby para um goleiro francês.

Enquanto esperava na fila para cumprimentar o astro do Pittsburgh Penguins após a derrota de seu país por 10 a 2 para o Canadá na Arena Santagiulia, no domingo (15), ogoleiro Julian Junca criou coragem para fazer uma pergunta ao capitão canadense.

“Pedi o stick (taco) dele”, disse Junca. “No começo, fiquei meio sem jeito porque tinha acabado de encará-lo. Mas eu estava determinado a pedir. E ele não teve problema nenhum. Na verdade, ele trouxe o taco direto para o nosso vestiário. Imagine só! Foi um momento realmente incrível. Isso mostra o quão elegante ele é.”

Crosby então autografou seu taco e o entregou a Junca.

O fato de Junca estar comemorando seu 28º aniversário no dia (15 de fevereiro) do jogo entre “Les Bleus” e Canadá não resultou em uma festa no gelo para o goleiro francês. Seu dia de trabalho terminou após dois períodos, tendo sofrido seis gols em 33 disparos a gol dos astros canadenses.

Por ironia do destino, Crosby marcou o sexto e último gol contra Junca no final do segundo período.

Mas quando Junca se lembrar do jogo contra o Canadá no futuro, ele não falará sobre os seis gols que sofreu, como o que Crosby marcou contra ele. Ele se lembrará da generosidade do camisa 87.

“Crosby representa o hóquei em geral”, disse Junca. “Ele demonstrou resiliência com tudo o que vivenciou ao longo dos anos. Mesmo com a idade que tem (38), ele ainda quer ser o melhor no gelo. Ele continua a mostrar o caminho para os jovens jogadores de hóquei.” Ele os faz sonhar e conhecer o hóquei. Quando você diz ‘Crosby’ na França, ele não é muito conhecido. As pessoas que acompanham hóquei o conhecem e ele significa muito para nós.”

A princípio, o goleiro francês não queria divulgar seu momento. Ele reconheceu que estava na zona mista após a França ter eliminado a derrota por 5 a 1 para a Alemanha.

“Eles me obrigaram a falar sobre isso”, disse Junca com um sorriso. “Agora só espero que o taco volte para casa e não seja roubado! Essa história precisava ser contada.”

A equipe de comunicação da França transmitiu um vídeo nas redes sociais de Junca falando sobre seu grande momento com Crosby no dia seguinte ao jogo contra o Canadá.

Crosby comentou brevemente sobre a história após o treino do Canadá antes das quartas de final na quarta-feira.

“Ele pediu meu taco quando nos cumprimentamos”, disse ele. “Eu o conheci no Campeonato Mundial, quando também jogamos contra a França. Isso é hóquei. Às vezes trocamos tacos.” Fiquei feliz em poder dar o taco para ele.”

Em 13 de maio, o Canadá derrotou a França por 5 a 0 em um jogo da fase preliminar do Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo da IIHF de 2025, em Estocolmo. Junca era o goleiro naquela partida. E Crosby também marcou um gol contra ele.

“Nos vimos em maio”, disse Junca. “Nossos vestiários eram próximos, então aproveitei a oportunidade para trocar tacos com ele. Ele fez todo tipo de pergunta, até mais do que nós tínhamos para ele. Foi algo fora do comum. Ele é um cara muito legal, além de ser um ótimo jogador.”

E o que Crosby perguntou?

“Onde você joga?”, disse ele. “Depois, ele me disse coisas encorajadoras, como ‘você jogou bem’. Foi muito bom ouvir isso.”

Goleiro titular da França em Milão, Junca está jogando sua segunda temporada na Extraliga Eslovaca. Ele está jogando pelo Trencin nesta temporada, depois de sua primeira temporada com o Michalovce.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *