- Astro do Pittsburgh Penguins se emociona com homenagem ao time campeão da Stanley Cup de 2016
- Atacante do Colorado Avalanche provoca ex-companheiro, que fazia estreia como analista na ESPN
- Aos campeões de 2001: Colorado Avalanche homenageia time que conquistou a Stanley Cup há 25 anos
- Colegas de equipe e filhos fazem homenagem ao capitão do Nashville Predators pelos 1000 jogos na NHL
Astro do Pittsburgh Penguins se emociona com homenagem ao time campeão da Stanley Cup de 2016
- Por Diogo Finelli
- Atualizado: 3 de fevereiro de 2026
O capitão do Pittsburgh Penguins, de 38 anos, assistiu atentamente a um vídeo de homenagem ao time campeão da Stanley Cup de 2016, parte de uma reunião de 10 anos antes do jogo contra o New York Rangers no sábado (31/1).
“Passou muito rápido, para ser sincero”, disse Crosby após o treino de sexta-feira. “Passou muito rápido mesmo.”
Mike Sullivan, atual técnico dos Rangers, também estava presente. Tendo treinado os Penguins nas 10 temporadas anteriores, ele recebeu uma grande ovação da torcida.
“Nós apenas jogamos”, disse Sullivan aos seus ex-jogadores no início do vídeo.
Ao lado de Crosby estavam os atuais atacantes dos Penguins, Evgeni Malkin e Bryan Rust, além do defensor Kris Letang. Sullivan estava lá com o ex-gerente geral Jim Rutherford, agora presidente de operações de hóquei do Vancouver Canucks.
Marc-Andre Fleury, Chris Kunitz, Pascal Dupuis, Patric Hornqvist, Carl Hagelin e Nick Bonino também estavam presentes.
Crosby não soube dizer qual ex-companheiro de equipe ele mais gostaria de rever.
“Honestamente, todos”, disse Crosby. “É um grupo fantástico e nos divertimos muito, não importa quanto tempo passe entre um encontro e outro. Acho que é fácil. Então, é ótimo ver todo mundo. Sei que todos estão animados.”
Era o quarto de cinco campeonatos dos Penguins. Eles já haviam vencido em 1991, 1992 e 2009, e levantaram a Stanley Cup pela segunda vez consecutiva em 2017.
Com um início de temporada de 15-10-3, o Pittsburgh substituiu o técnico Mike Johnston por Sullivan em 12 de dezembro de 2015, antes de se recuperar e terminar a temporada regular com 48-26-8, com 13 vitórias nos últimos 15 jogos.
“Aquele time que está sendo celebrado hoje, sabe, uma das coisas que sempre admirei naquele grupo é que, para mim, eles representam o padrão ouro do que é um time vencedor”, disse Sullivan antes do jogo de sábado. “A combinação de velocidade, habilidade, mas talvez uma das coisas que não foi reconhecida foi a garra deles. E nós não tínhamos um jogador durão naquele time. Mas a disposição deles para jogar apesar de qualquer obstáculo para vencer era impressionante de se ver. E eu admiro aquele grupo.”
Os Penguins eliminaram os Rangers e o Washington Capitals nas duas primeiras rodadas dos playoffs da Stanley Cup. Rust, então com 23 anos e atuando como jogador polivalente, marcou todos os gols da equipe na vitória por 2 a 1 contra o Tampa Bay Lightning no Jogo 7 da Final da Conferência Leste.
Brian Dumoulin, Letang e Hornqvist marcaram no Jogo 6 da Final da Stanley Cup, uma vitória por 3 a 1 fora de casa contra o San Jose Sharks, que garantiu o título.
Sidney Crosby has all the feels looking back at the 2016 @penguins team that won the #StanleyCup 🏆
📺: ABC pic.twitter.com/5yxrRLf64p
— NHL (@NHL) January 31, 2026
Crosby somou 19 pontos (seis gols e 13 assistências) em 24 jogos durante a campanha, conquistando o Troféu Conn Smythe como MVP dos playoffs pela primeira de suas duas vezes.
“Construímos muitas memórias incríveis aqui”, disse Sullivan. “Não poderia estar mais grato pela oportunidade que me foi dada aqui e por ter a chance de ficar com o grupo pelo tempo que pude. Obviamente, quando você passa tanto tempo com, principalmente, os jogadores principais, você constrói relacionamentos ao longo dos anos, e esses relacionamentos duram a vida toda. Então, eu gostei muito de treinar este time.
“Sabe, conseguimos ganhar alguns campeonatos juntos, e acho que quando você ganha campeonatos, existe algo nesses times que fortalece os relacionamentos. Acho que esses relacionamentos duram a vida toda.”
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Posts Relacionados
Sobre Diogo Finelli
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.
Pequise
Posts recentes
- Astro do Pittsburgh Penguins se emociona com homenagem ao time campeão da Stanley Cup de 2016 3 de fevereiro de 2026
- Atacante do Colorado Avalanche provoca ex-companheiro, que fazia estreia como analista na ESPN 2 de fevereiro de 2026
- Aos campeões de 2001: Colorado Avalanche homenageia time que conquistou a Stanley Cup há 25 anos 27 de janeiro de 2026


