O Calgary Flames homenageou a memória de Johnny Gaudreau antes do lançamento do puck (disco) em sua estreia em casa na temporada 202425 da NHL, no Scotiabank Saddledome, em Calgary, contra o Philadelphia Flyers, no sábado. Johnny atuou em nove de suas 11 temporadas na NHL com a camisa dos Flames.
Gaudreau, de 31 anos, e seu irmão, Matthew, foram atropelados por um carro e mortos enquanto andavam de bicicleta perto da casa de sua família em Salem County, Nova Jersey, em 29 de agosto.
Gaudreau, que também jogou duas temporadas com o Columbus Blue Jackets, as duas últimas, é o quinto maior pontuador da franquia Flames com 609 pontos (210 gols, 399 assistências) em 602 jogos. Ele foi originalmente selecionado na quarta rodada (nº 104) no Draft da NHL de 2011 por Calgary.
Matthew, que jogou profissionalmente por cinco temporadas na American Hockey League (AHL), ECHL e na Suécia, tinha 29 anos.
A homenagem, que contou com um vídeo de alguns dos momentos mais memoráveis de Gaudreau com o Flames, foi concluída com um momento de aplausos, no lugar de um momento de silêncio, no qual os fãs gritavam “Johnny! Johnny! Johnny!”
“Quando se trata de Johnny, não há como controlar (a emoção)”, disse o atacante do Calgary Blake Coleman à mídia na sexta-feira. “Vai ser um pouco emocionante apenas ver a homenagem e sentir sua presença conosco novamente. Não é apenas um interruptor de luz que você pode simplesmente desligar”.
“Ao mesmo tempo, é muito mais importante do que um jogo de hóquei e ele merece ser lembrado e reconhecido e estou feliz por poder estar aqui e ver e fazer parte disso e então, depois disso, nós cuidaremos do jogo”.
https://twitter.com/NHLFlames/status/1845289806357500258
Um memorial liderado pela comunidade foi criado na escadaria oeste do Saddledome em Calgary após a morte dos irmãos, e os Flames realizaram uma vigília à luz de velas no mesmo local com milhares de pessoas presentes em 5 de setembro.
“Obviamente, para alguns dos outros caras que realmente o conheciam bem, será uma cerimônia para eles homenagearem Johnny”, disse o defensor dos Flames, MacKenzie Weegar, na manhã de sábado. “Acho que a única maneira de fazer isso é, você sabe, ir lá e jogar duro por ele, honrar e celebrar sua vida. Acho que não há melhor maneira de fazer isso do que conseguir os dois pontos para ele.”
Cada time da NHL usará um decalque com os números 13 e 21 nesta temporada em homenagem aos irmãos Gaudreau.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.