Horas após a notícia do acidente com o ônibus que levava a equipe canadense do Humboldt Broncos, na tarde do dia 6 de abril, um morador de Humboldt criou uma página no site GoFundMe para arrecadar doações em dinheiro para as famílias das vítimas. Na noite do dia 18, ou seja, 12 dias depois, a conta parou de aceitar doações. O valor almejado era de US$ 4 milhões, mas a participação surpreendente das pessoas fez com que a campanha acumulasse quase quatro vezes mais o valor: US$ 15.185.700.
Esta foi a segunda maior campanha da história do GoFundMe. Segundo a porta-voz da empresa, Rachel Hollis, ao USA Today Sports, as contribuições vieram de mais de 80 países. Mais de 142 mil pessoas fizeram doações, o o maior número de colaboradores de uma única campanha do GoFundMe, de acordo com Hollis.
“Os Broncos foram humilhados, e nossos espíritos foram estimulados pelo número impressionante de indivíduos e grupos que querem fazer doações, ou pela captação de recursos para apoiar nossa organização, enquanto lidamos com essa crise sem precedentes”, escreveu Kevin Garinger, presidente da Humboldt Broncos, no site da equipe, antes do encerramento da campanha de doações no GoFundMe.
Garinger escreveu que os fundos serão transferidos para uma organização recém-criada sem fins lucrativos chamada “Humboldt Broncos Memorial Fund”. Ele disse que um comitê consultivo está sendo formado para ajudar a alocar os fundos. A equipe também continuará aceitando doações indefinidamente por meio de uma conta da união de crédito canadense.
A tragédia
O acidente envolveu um caminhão e o ônibus que levava a equipe do Humboldt Broncos, da Saskatchewan Junior Hockey League (SJHL), que integra a Canadian Junior Hockey League (CJHL), uma liga de hóquei júnior, deixando 15 mortos (entre eles jogadores com idade entre 16 e 20 anos e membros da comissão técnica) e 14 feridos. O time ia para Nipawin, onde jogaria o quinto jogo da série melhor de sete partidas dos playoffs contra o Nipawin Hawks, que liderava a série por 3-1, depois de uma emocionante vitória por 6 a 5, na quarta-feira, em Humboldt, após três prorrogações.
A Polícia Montada do Canadá confirmou que 29 pessoas estavam no ônibus, mas não divulgou os nomes das vítimas fatais, nem se, entre elas, estavam jogadores ou treinadores, e não fez nenhuma menção sobre o motorista do caminhão. No dia seguinte ao trágico acidente, equipes da NHL prestaram homenagens às vítimas durante os jogos da temporada regular. Nos 15 jogos disputados no sábado (7), nos Estados Unidos e Canadá, foi respeitado um minuto de silêncio, em um momento de bastante comoção nas arenas. Equipes e jogadores fizeram doações em prol dos familiares das vítimas do acidente.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Trilha sugerida para a leitura: Amber Pacific – Gone So Young
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.