Amanda Kessel, estrela da seleção feminina de hóquei no gelo dos Estados Unidos, está trabalhando com os New York Rangers para aumentar o desenvolvimento do hóquei de garotas na região conhecida como Tri-State Area (que inclui Nova York, Nova Jersey e Connecticut). Kessel é a embaixadora oficial do novo programa Rangers Girls Hockey, que contará com uma liga só de garotas, com oportunidades para as meninas experimentarem hóquei gratuitamente.
O programa foi anunciado na terça-feira (2), quando Amanda Kessel se juntou ao recém-contratado atacante Artemi Panarin, que também foi apresentado oficialmente à imprensa.
“Tendo jogado o jogo no mais alto nível, é um grande privilégio para mim poder ajudar as garotas a ter mais acesso ao hóquei. Ser capaz de fazer crescer o jogo das garotas ao lado do New York Rangers é uma tremenda oportunidade e honra. Estou animada para emprestar minha voz e minhas habilidades para envolver mais meninas no esporte”, disse Kessel em um comunicado oficial da equipe.
O objetivo desta nova iniciativa é fazer um impacto para o hóquei das garotas locais. Estatisticamente, muitas garotas na América se desligam do hóquei entre 11 e 14 anos devido à falta de programas do esporte para as meninas. Até essa faixa etária, muitas meninas crescem brincando com e contra os meninos.
Os Rangers e Kessel esperam que este programa mantenha garotas da Tri-State Area envolvidas no hóquei juvenil. Há 13 rinks (quadras de gelo) locais participando da liga recreativa; três dos quais estão localizadas em Hudson Valley e três em Long Island. A liga é para meninas com 14 anos ou menos. A inscrição para a temporada, que inclui 10 jogos e 10 sessões de habilidades, custa US$ 395.
As meninas entre 11 e 14 anos terão a oportunidade de testar o hóquei gratuitamente nos dias 5 e 6 de outubro em 13 eventos diferentes ligados ao programa. As meninas que participarem receberão um stick (taco) grátis, que poderão levar para casa, patins e outros equipamentos emprestados, além de uma oportunidade de interagir e ser instruídos por jogadoras de hóquei.
Amanda Kessel, que recentemente jogou hóquei profissional nas proximidades de Newark, em Nova Jersey, pelo Metropolitan Riveters, ganhou duas medalhas olímpicas, quatro medalhas no Campeonato Mundial Feminino e três títulos nacionais na Universidade de Minnesota. Ela é amplamente considerada uma das melhores jogadoras de hóquei do mundo.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.