O Columbus Blue Jackets anunciou a criação de de um fundo memorial para homenagear o goleiro Matiss Kivlenieks, que morreu aos 24 anos em um incidente relacionado a fogos de artifício no dia 4 de julho. Juntamente com a família do fundador John H. McConnell e a Columbus Blue Jackets Foundation, a equipe criou o Matiss Kivlenieks Memorial Fund. As contribuições do fundo apoiarão iniciativas de hóquei juvenil em Columbus e na Letônia, país de origem de Kivlenieks, e que será completado em US$ 80.000 pelo Blue Jackets.
Kivlenieks compareceu ao casamento da filha do técnico de goleiros Manny Legace, em uma casa em Novi, Michigan, em 4 de julho. Ele estava em uma banheira de hidromassagem na residência quando ocorreu um mau funcionamento de fogos de artifício. Kivlenieks tentou sair da banheira de hidromassagem quando escorregou e caiu, batendo com a cabeça.
The Columbus Blue Jackets, the Columbus Blue Jackets Foundation and the McConnell family have established the Matiss Kivlenieks Memorial Fund in memory of #80.
Contributions will support youth hockey initiatives in Columbus and Latvia and will be matched up to $80,000.
— Columbus Blue Jackets (@BlueJacketsNHL) July 12, 2021
Embora a polícia acreditasse que o goleiro havia morrido de traumatismo craniano, uma autópsia revelou que Kivlenieks morreu de um ferimento percussivo que causou danos a seus órgãos, o que significa que foi o choque da explosão de fogos de artifício que o levou à morte, não ele escorregando e batendo com a cabeça no concreto.
“Nosso foco tem sido a família, tanto Matiss na Letônia quanto nossa própria família de Blue Jackets aqui, e estamos fazendo tudo que podemos para apoiar a todos”, disse John Davidson, presidente de operações de hóquei do Columbus Blue Jackets. “Também gostaria de agradecer aos nossos fãs, à comunidade de Columbus e ao mundo do hóquei pela demonstração de amor que demonstraram a Kivi nos dias seguintes à tragédia. Foi espetacular. As orações e mensagens de apoio foram impressionantes e muito apreciados por todos nós”.
Nascido em Riga, na Letônia, Kivlenieks assinou contrato com o Blue Jackets como agente livre em maio de 2017, atuando em oito jogos na NHL. Kivlenieks jogou a maior parte de seus jogos com o Cleveland Monsters, afiliado dos Blue Jackets, estando em ação em 85 partidas.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.