- Elas no jogo: equipes da liga feminina de hóquei (PWHL) serão adicionadas ao game NHL 25, da EA Sports
- Atacante do Vancouver Canucks é ovacionado por torcedores em retorno ao gelo após diagnóstico de câncer
- Jogadores do Pittsburgh Penguins fazem visita anual a hospital infantil e encontram astro do futebol americano
- Atacante do Dallas Stars posta vídeo fofo da euforia dos filhos vendo pela TV o gol marcado pelo pai
Equipes canadenses da NHL se unem para celebrar crianças indígenas e superar passado triste
- Por Diogo Finelli
- Atualizado: 5 de outubro de 2022
O dia 30 de setembro marca o Dia Nacional da Verdade e Reconciliação do Canadá, um dia para enaltecer os sobreviventes indígenas das “residential schools” – violentos internatos que objetivavam separar crianças indígenas de suas comunidades e culturas e facilitar o roubo de recursos e terras indígenas. Para homenagear as crianças que nunca voltaram para casa e os sobreviventes das escolas residenciais, as equipes canadenses da NHL arrecadaram dinheiro para organizações indígenas e usaram camisetas especiais de aquecimento na cor laranja.
Milhares de escolas desse modelo existiram por décadas na Austrália, Canadá e EUA, e milhões de crianças indígenas foram suas vítimas – o Brasil também teve diversas escolas similares. O sofrimento atravessou gerações, e, em 2021, no Canadá, centenas de túmulos foram encontrados em antigas escolas daquele tipo.
Tonight's preseason Battle of Alberta featured orange warmup jerseys in honor of National Day for Truth and Reconciliation. 🧡
The threads will be autographed & auctioned off via @Oil_Foundation to benefit a local charity that supports Indigenous families.
(📸: @EdmontonOilers) pic.twitter.com/rnd8fX27PZ
— NHL (@NHL) October 1, 2022
O Orange Shirt Day é um dia comemorativo de base liderado pelos indígenas, destinado a aumentar a conscientização sobre os impactos intergeracionais individuais, familiares e comunitários das escolas residenciais. Também visa promover o conceito de “Toda Criança Importa”. A camisa laranja simboliza o despojamento da cultura e da liberdade vivenciada pelas crianças indígenas ao longo de gerações.
Calgary Flames, Edmonton Oilers, Montreal Canadiens, Ottawa Senators, Toronto Maple Leafs e Vancouver Canucks usaram camisas de aquecimento laranja antes dos últimos jogos da pré-temporada para apoiar a causa.
During today’s morning skate, we wore orange practice jerseys in honour of National Day for Truth and Reconciliation. pic.twitter.com/uHmc4H8vvA
— Calgary Flames (@NHLFlames) September 30, 2022
The Canucks partnered with Musqueam artist Chase Gray for the team’s 2022 design honouring National Day for Truth and Reconciliation.
The design raises awareness of the principle that “Every Child Matters”. pic.twitter.com/MB9IPmIQCP— Vancouver Canucks (@Canucks) September 29, 2022
“É importante continuar a pregar essa mensagem e lembrar das muitas crianças que não voltaram para casa”, disse Mark Fraser, ex-defensor da NHL que se juntou ao Toronto Maple Leafs em um papel de desenvolvimento, equidade, diversidade e inclusão de jogadores em março de 2021.
O Toronto Maple Leafs doou para a Orange Shirt Society, uma organização sem fins lucrativos que apoia a Reconciliação Escolar Residencial Indígena.
Truth and Reconciliation.
The Leaf: Blueprint Moment pic.twitter.com/uKrlnKXdXq
— Toronto Maple Leafs (@MapleLeafs) October 2, 2022
O Winnipeg Jets fez parceria com o Centre for Aboriginal Human Resources Development (Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos Aborígene), uma organização sem fins lucrativos que oferece oportunidades de trabalho e treinamento para indígenas em Winnipeg, para um dia conjunto de compartilhamento e educação.
— Winnipeg Jets (@NHLJets) September 30, 2022
O Ottawa Senators convidou o chefe R. Donald Maracle, dos Mohawks of the Bay of Quinte, para realizar a queda cerimonial do puck (disco) antes do jogo de pré-temporada contra o Toronto Maple Leafs na sexta-feira (30/9).
“O Canadá é uma nação muito forte e próspera. Acho que a maioria dos canadenses está aprendendo mais sobre o que aconteceu como resultado do colonialismo e os danos que causou a tantas nações indígenas em suas terras”, disse Maracle. “Acho que os canadenses querem fazer a coisa certa. Agradeço à NHL, a todas as equipes, por seu apoio contínuo para fazer o certo pelo nosso povo e trazer justiça ao nosso povo.”
"I just thank the NHL, and all the teams, for their continued support to do right by our people and bring justice to our people."
Hear from Chief R. Donald Maracle of the Mohawks of the Bay of Quinte. #EveryChildMatters #TruthAndReconciliation pic.twitter.com/Mu3uOSpIYD
— Ottawa Senators (@Senators) October 1, 2022
Saiba mais sobre o Orange Shirt Day:
O Dia Nacional da Verdade e Reconciliação foi estabelecido pela primeira vez em 2013, como parte de um esforço para promover a conscientização e a educação do sistema de escolas residenciais e o impacto que ele tem nas comunidades indígenas há mais de um século. O impacto do sistema escolar residencial foi reconhecido como um genocídio cultural e continua até hoje.
O uso de uma camisa laranja como símbolo foi inspirado nos relatos de Phyllis Jack Webstad, cujas roupas pessoais – incluindo uma nova camisa laranja – foram tiradas dela durante seu primeiro dia de escola residencial e nunca mais devolvidas. A camisa laranja é, portanto, usada como símbolo da assimilação forçada das crianças indígenas que o sistema escolar residencial impôs.
O dia foi elevado a feriado oficial pelo Parlamento do Canadá em 2021, à luz das revelações de mais de 1.000 sepulturas não marcadas perto de antigas escolas residenciais .
O Dia Nacional da Verdade e Reconciliação é um feriado oficial para funcionários do governo federal e funcionários do setor privado aos quais se aplica o Código do Trabalho do Canadá ; os governos da Colúmbia Britânica, Manitoba, Nova Escócia, Ilha do Príncipe Eduardo e dos Territórios do Noroeste também adicionaram o dia à sua legislação trabalhista relevante como uma observância.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Posts Relacionados
Sobre Diogo Finelli
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.
Pequise
Posts recentes
- Elas no jogo: equipes da liga feminina de hóquei (PWHL) serão adicionadas ao game NHL 25, da EA Sports 21 de novembro de 2024
- Atacante do Vancouver Canucks é ovacionado por torcedores em retorno ao gelo após diagnóstico de câncer 19 de novembro de 2024
- Jogadores do Pittsburgh Penguins fazem visita anual a hospital infantil e encontram astro do futebol americano 18 de novembro de 2024