Equipes canadenses da NHL se unem para celebrar crianças indígenas e superar passado triste

O dia 30 de setembro marca o Dia Nacional da Verdade e Reconciliação do Canadá, um dia para enaltecer os sobreviventes indígenas das “residential schools” – violentos internatos que objetivavam separar crianças indígenas de suas comunidades e culturas e facilitar o roubo de recursos e terras indígenas. Para homenagear as crianças que nunca voltaram para casa e os sobreviventes das escolas residenciais, as equipes canadenses da NHL arrecadaram dinheiro para organizações indígenas e usaram camisetas especiais de aquecimento na cor laranja.

Milhares de escolas desse modelo existiram por décadas na Austrália, Canadá e EUA, e milhões de crianças indígenas foram suas vítimas – o Brasil também teve diversas escolas similares. O sofrimento atravessou gerações, e, em 2021, no Canadá, centenas de túmulos foram encontrados em antigas escolas daquele tipo.

O Orange Shirt Day é um dia comemorativo de base liderado pelos indígenas, destinado a aumentar a conscientização sobre os impactos intergeracionais individuais, familiares e comunitários das escolas residenciais. Também visa promover o conceito de “Toda Criança Importa”. A camisa laranja simboliza o despojamento da cultura e da liberdade vivenciada pelas crianças indígenas ao longo de gerações.

Calgary Flames, Edmonton Oilers, Montreal Canadiens, Ottawa Senators, Toronto Maple Leafs e Vancouver Canucks usaram camisas de aquecimento laranja antes dos últimos jogos da pré-temporada para apoiar a causa.

“É importante continuar a pregar essa mensagem e lembrar das muitas crianças que não voltaram para casa”, disse Mark Fraser, ex-defensor da NHL que se juntou ao Toronto Maple Leafs em um papel de desenvolvimento, equidade, diversidade e inclusão de jogadores em março de 2021.

O Toronto Maple Leafs doou para a Orange Shirt Society, uma organização sem fins lucrativos que apoia a Reconciliação Escolar Residencial Indígena.

O Winnipeg Jets fez parceria com o Centre for Aboriginal Human Resources Development (Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos Aborígene), uma organização sem fins lucrativos que oferece oportunidades de trabalho e treinamento para indígenas em Winnipeg, para um dia conjunto de compartilhamento e educação.

O Ottawa Senators convidou o chefe R. Donald Maracle, dos Mohawks of the Bay of Quinte, para realizar a queda cerimonial do puck (disco) antes do jogo de pré-temporada contra o Toronto Maple Leafs na sexta-feira (30/9).

“O Canadá é uma nação muito forte e próspera. Acho que a maioria dos canadenses está aprendendo mais sobre o que aconteceu como resultado do colonialismo e os danos que causou a tantas nações indígenas em suas terras”, disse Maracle. “Acho que os canadenses querem fazer a coisa certa. Agradeço à NHL, a todas as equipes, por seu apoio contínuo para fazer o certo pelo nosso povo e trazer justiça ao nosso povo.”

Saiba mais sobre o Orange Shirt Day:

O Dia Nacional da Verdade e Reconciliação foi estabelecido pela primeira vez em 2013, como parte de um esforço para promover a conscientização e a educação do sistema de escolas residenciais e o impacto que ele tem nas comunidades indígenas há mais de um século. O impacto do sistema escolar residencial foi reconhecido como um genocídio cultural e continua até hoje.

O uso de uma camisa laranja como símbolo foi inspirado nos relatos de Phyllis Jack Webstad, cujas roupas pessoais – incluindo uma nova camisa laranja – foram tiradas dela durante seu primeiro dia de escola residencial e nunca mais devolvidas. A camisa laranja é, portanto, usada como símbolo da assimilação forçada das crianças indígenas que o sistema escolar residencial impôs.

O dia foi elevado a feriado oficial pelo Parlamento do Canadá em 2021, à luz das revelações de mais de 1.000 sepulturas não marcadas perto de antigas escolas residenciais .

O Dia Nacional da Verdade e Reconciliação é um feriado oficial para funcionários do governo federal e funcionários do setor privado aos quais se aplica o Código do Trabalho do Canadá ; os governos da Colúmbia Britânica, Manitoba, Nova Escócia, Ilha do Príncipe Eduardo e dos Territórios do Noroeste também adicionaram o dia à sua legislação trabalhista relevante como uma observância.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *