Ex-atacante, que superou câncer em 2017, ganha homenagem do Chicago em noite de Hockey Fights Cancer

Eddie Olczyk, de 52 anos, voltou a usar os patins depois de um longo tempo. O ex-atacante e atual comentarista dos jogos de hóquei do canal NBC, que no ano passado superou um câncer de cólon no estágio 3 (leia mais abaixo), foi escolhido pelo Chicago Blackhawks para ser homenageado na noite que a equipe dedica ao Hockey Fights Cancer, no domingo (18), no United Center, em Chicago, antes da partida contra o Minnesota Wild. Olczyk participou do tradicional “One More Shift”, quando o clube convida um ex-jogador para patinar no gelo antes do início do jogo.

“Nunca tive a chance de realmente agradecer ou me despedir quando me aposentei, em 2000. Já se passaram 18 anos. Neste dia incrível, com essa iniciativa da Liga (Hockey Fights Cancer). Ver todos juntos, e considerando, pessoalmente, onde eu eu estava há um ano, isso significa muito para mim. Sou muito grato aos Blackhawks me permitirem participar do One More Shift”. disse Olczyk.

A cirurgia é geralmente o tratamento inicial para os tumores de cólon que não se espalharam para outros órgãos, podendo também ser administrada quimioterapia. A maioria dos tratamentos é administrado durante cerca de 6 meses. No estádio 3, que foi o caso de Olczyk, o tumor se disseminou para os linfonodos próximos, mas ainda não se espalhou para outros órgãos. A cirurgia (colectomia parcial) seguida por quimioterapia é o tratamento padrão neste estágio.

Fora do gelo, e após a experiência de lutar contra um câncer, Eddie Olczyk está certo que a missão dele agora é de incentivar pacientes ou pessoas próximas de pacientes que estão na batalha contra a doença.

LEIA TAMBÉM
Torcedora dos Devils com doenças autoimunes realiza sonho de cantar hino nacional
Hockey Fights Cancer: NHL dedica mês de novembro à campanha contra o câncer

“Acredito e acreditamos, como família, que nosso objetivo na vida agora é compartilhar minha história, ajudar a inspirar uma pessoa que esteja na batalha, passando pela batalha ou ajudando alguém. Talvez no futuro, alguém diga que meu maior impacto em nossa comunidade foi no gelo e longe dele. Não há nada como saber que as pessoas se sentem bem e isso faz parte do que eu fiz, obtendo um apoio incrível, e não poderia ter feito isso sozinho. Agora é o meu trabalho e o trabalho da minha família inspirar as pessoas. Mesmo que seja apenas por um dia ou um mês. Está sempre com você, esteja você na batalha, ou na quimioterapia ou livre do câncer. Esse câncer sempre estará com você. Você precisa seguir em frente”, comentou.

Os Blackhawks selecionaram Olczyk, que é nascido em Chicago, como terceira escolha geral no Draft em 1984. Ele marcou 77 gols em cinco temporadas com a equipe (1984-87, 1998-00). Foram 209 pontos (77 gols, 132 assistências) em 322 jogos com os Blackhawks. Ele fez 794 pontos (342 gols, 452 assistências) em 1.031 jogos da NHL pelo Chicago Blackhawks, Toronto Maple Leafs, Winnipeg Jets, New York Rangers, Los Angeles Kings e Pittsburgh Penguins.

Antes do ex-atacante, a equipe de Chicago havia homenageado Bryan Bickell, Ed Belfour, Steve Larmer, Jeremy Roenick, Ed Belfour e Troy Murray, entre outros, no “One More Shift”.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Trilha sugerida para a leitura: Charm City Devils – Almost Home

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *