“Ele morreu como um herói. Ele salvou muitas vidas”. Estas foram algumas das palavras do emocionado goleiro Elvis Merzlikins sobre o ex-companheiro de posição e de equipe no Columbus Blue Jackets, Matiss Kivlenieks, de 24 anos, que morreu no dia 4 de julho após ser atingido por fogos de artifício descontrolados em uma festa. Merzlikins revelou que Kivlenieks impediu que ele e sua esposa, que está grávida, fossem atingidos pelos artefatos.
ESTA É A HISTÓRIA NÚMERO 600 REPRODUZIDA PELO HOCKEY4LIFE.
“Ele (Matiss Kivlenieks) salvou muitas vidas, quando aconteceu eu estava a cerca de 5 ou 10 metros dele. Eu estava abraçando minha esposa, grávida. Ele salvou meu filho (por nascer). Ele salvou minha esposa e me salvou. Ele morreu como um herói. Não fui eu quem disse isso, foi o médico. Eu só queria que você soubesse que ele foi um herói. Ele salvou muitas vidas. E tenho quase certeza de que fez isso com um sorriso”, contou, emocionado, Merzlikins, durante uma cerimônia póstuma realizada pelos jogadores do Blue Jackets em homenagem ao amigo.
Merzlikins disse que o segundo nome de seu filho ainda não nascido será Matiss, em homenagem a seu falecido companheiro de equipe.
Kivlenieks compareceu ao casamento da filha do técnico de goleiros Manny Legace, em uma casa em Novi, Michigan, em 4 de julho. Ele estava em uma banheira de hidromassagem na residência quando ocorreu um mau funcionamento de fogos de artifício. Kivlenieks tentou sair da banheira de hidromassagem quando escorregou e caiu, batendo com a cabeça.
Embora a polícia acreditasse que o goleiro havia morrido de traumatismo craniano, uma autópsia revelou que Kivlenieks morreu de um ferimento percussivo que causou danos a seus órgãos, o que significa que foi o choque da explosão de fogos de artifício que o levou à morte, não ele escorregando e batendo com a cabeça no concreto.
O Columbus Blue Jackets anunciou a criação de um fundo em homenagem ao goleiro, o Matiss Kivlenieks Memorial Fund, para apoiar iniciativas de hóquei juvenil em Columbus e na Letônia, país de origem de Kivlenieks, que era conhecido pelos companheiros de equipe por ser brincalhão.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.