Ex-goleiro e ídolo do NY Rangers anuncia aposentadoria, e mundo do hóquei reage nas redes sociais

O adeus de um rei. “The King”, como ficou conhecido o goleiro sueco Henrik Lundqvist, anunciou na sexta-feira (20) o fim de sua carreira como jogador. Rapidamente, atletas, fãs e times foram às redes sociais para parabenizar Lundqvist pelo que fez no gelo. Foram 15 temporadas na NHL, todas pelo New York Rangers, antes de uma tentativa de jogar pelo Washington Capitals na temporada passada ser interrompida por um problema cardíaco que exigiu cirurgia.

RELACIONADAS
>> Ex-goleiro do NYR doa US$ 100.000 para ajudar a combater a fome em Nova York
>> Seis semanas após cirurgia cardíaca, goleiro, ex-NY Rangers, já corre pelas ruas

Ele venceu 459 jogos de temporada regular, o que o coloca como o sexto maior goleiro vencedor na história da NHL. O sueco é o único jogador não canadense entre os 10 primeiros. Apenas sete goleiros jogaram mais do que seus 887 jogos. Lundqvist termina sua carreira com 91,8 percentual de defesas (10º de todos os tempos) e uma média de 2,43 gols contra (25º). Ele ganhou o Vezina Throphy, prêmio dado anualmente ao melhor goleiro da NHL, em 2012.

O próprio Lundqvist compartilhou uma carta emocional nas redes sociais.

“É a hora. Nos últimos 30 anos, tenho dedicado minha vida ao jogo de hóquei… E agora é hora de me afastar do jogo que amo e começar um novo capítulo. O futuro me excita. Conheci tantas pessoas incríveis ao longo dos anos que me ajudarão a me guiar e inspirar em minha nova jornada.

Há muitas coisas que adoro neste jogo: desde a empolgação que senti como uma criança de 8 anos no meu primeiro treino até os 15 anos de borboletas que tive toda vez que estive no gelo na maior cidade do mundo. Sou extremamente grato pelo que o hóquei me trouxe e me ensinou na vida. Essas lições nunca vão me deixar.

Obrigado a todos os treinadores e jogadores que me ajudaram ao longo da minha carreira.

Obrigado ao hóquei sueco! Desde crescer e jogar na Suécia até representar meu país no cenário mundial – esses são alguns dos meus momentos de maior orgulho.

Obrigado New York Rangers e New York City. Sou sueco nato, mas sempre me sentirei nova-iorquino graças a vocês.

Obrigado NHL. Essa liga foi tudo que eu sonhei e muito mais.

Por fim, obrigado ao jogo de hóquei e seus fãs! Vocês deram um propósito à minha vida e eu adorei cada minuto!

Obrigado a todos”.

O New York Rangers postou um extenso vídeo de tributo.

Junto com o vídeo, os Rangers escreveram: “Todo nosso amor, Henrik. Obrigado por ser tudo o que significa ser um nova-iorquino, um Ranger, um companheiro de equipe, uma lenda.”

A NHL compartilhou um vídeo de companheiros de equipe e oponentes comentando o que fez de Lundqvist um grande jogador.

Número retirado?

Pouco depois do anúncio do goleiro, o New York Rangers postou um gif de um banner com o número 30, usado por Henrik Lundqvist, sendo erguido no Madison Square Garden, com a legenda “Esta temporada…”, dando a entender que pretende retirar o número 30.

Lundqvist, por sua vez, respondeu ao post do NY Rangers e não escondeu a empolgação com a possível honraria no clube.

“Eu provavelmente já olhei para isso 10 vezes e não posso acreditar. Estou tão feliz, orgulhoso e extremamente grato. Mal posso esperar para ver vocês de volta”.

Mais homenagens

Muitos outros, desde contemporâneos como o goleiro aposentado Roberto Luongo e o goleiro do Philadelphia Flyers, Brian Elliott, aos ex-companheiros do NY Rangers, Michael Grabner e Jacob Trouba, compartilharam seus parabéns por uma carreira brilhante.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *