- Garoto que conheceu novato do San Jose Sharks celebra hat-trick do jogador: ‘É o meu amigo!’
- Fofura! Filho de três anos de atacante do Nashville Predators rouba a cena com treino ao lado do pai
- Luto! Pittsburgh Penguins homenageia ex-gerente geral da campanha do título da Stanley Cup de 2009
- Parceiros de transmissão do NY Rangers por 20 anos fazem último ato antes de aposentadoria de narrador
Funcionário dos Sharks, artista cria camisa alusiva ao fim da escravidão nos EUA para beneficiar caridade local
- Por Diogo Finelli
- Atualizado: 29 de junho de 2020
O San Jose Sharks marcou o Juneteenth, que comemora a proclamação do fim da escrevidão nos Estados Unidos, no dia 19 de junho, com um plano de caridade que só foi possível graças ao trabalho artístico de um de seus funcionários. Mohamed Fofana, gerente de contas dos Sharks e artista, fez uma estampa, que apresenta a logo da equipe (o tubarão) rompendo as correntes de mãos que eram usadas por uma pessoa escravizada. O desenho foi colocado em uma camiseta e vendido pelo clube, com o dinheiro das vendas sendo destinado a Agência de Serviços à Comunidade Afro-Americana, único centro comunitário multi-serviço para pessoas negras no norte da Califórnia, localizado em San Jose.
Em uma postagem no Instagram, Fofana descreveu o design e o projeto.
“Sou muito grato pela oportunidade e pela plataforma do San Jose Sharks de criar algo do coração para simbolizar a Juneteenth! Nunca imaginei que fosse compartilhar minha arte e falar sobre injustiça racial com minha equipe. Agradeço sinceramente a todos os envolvidos e vou deixar vocês com isso: conduza com intenções puras, conduza com propósito e nunca diminua sua luz, porque você tem medo de que ela seja brilhante demais para os outros verem”.
“O tubarão mordendo as correntes representa o San Jose Sharks se posicionando contra o racismo sistêmico e também simboliza a importância das organizações esportivas profissionais em se posicionar e reconhecer que a mudança começa dentro”.
Juneteenth, também chamado de Juneteenth Independence Day (Dia da Independência Décimo Nono de Junho, em livre tradução), Freedom ou Emancipation Day (Dia da Libertação ou da Emancipação) é um feriado comemorado no dia 19 de junho em memória a este dia no ano de 1865 quando foi anunciada a Proclamação de Emancipação da escravidão no Texas e, de forma geral, em todos os demais estados confederados do Sul dos Estados Unidos.
This is Mohamed Fofana, a member of our front office & an amazing artist.
The Shark biting through chains of systemic racism symbolizes the important role that sports teams play in taking a stand & recognizing that change starts within.
And together we stand with Mo. pic.twitter.com/f0mYwUIVBa
— San Jose Sharks (@SanJoseSharks) June 19, 2020
A palavra “Juneteenth” é uma junção de duas outras que formam a data: june (junho) e nineteenth (décimo nono), e seu primeiro registro data de 1903. O Juneteenth é reconhecido como um feriado estadual ou data especial observada em muitos estados, nos EUA.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Posts Relacionados
Sobre Diogo Finelli
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.
Pequise
Posts recentes
- Garoto que conheceu novato do San Jose Sharks celebra hat-trick do jogador: ‘É o meu amigo!’ 16 de abril de 2025
- Fofura! Filho de três anos de atacante do Nashville Predators rouba a cena com treino ao lado do pai 16 de abril de 2025
- Luto! Pittsburgh Penguins homenageia ex-gerente geral da campanha do título da Stanley Cup de 2009 15 de abril de 2025