Fevereiro é o mês em que a NHL – a liga, equipes e jogadores – homenageia a história negra no hóquei. o San Jose Sharks celebrou o Black History Month com camisas especiais criadas por um rosto conhecido, Mohamed Fofana, artista e gerente de contas do clube. Os jogadores do Sharks usaram a jersey durante o aquecimento antes de um dos jogos no SAP Center. As camisas foram leiloadas e o dinheiro arrecadado será destinado para a Agência de Serviços à Comunidade Afro-Americana, único centro comunitário multisserviços para pessoas negras no norte da Califórnia, localizado em San Jose..
You might remember Mohamed Fofana, a member of our front office, who created a custom piece to celebrate Juneteenth.
Tonight, more of his art was featured on our #BlackHistoryMonth warmups.
Em junho do ano passado, Mohamed Fofana havia criado uma estampa dedicada ao Juneteenth, que comemora a proclamação do fim da escravidão nos Estados Unidos (dia 19 de junho). A estampa trouxe a logo da equipe (o tubarão) rompendo as correntes de mãos que eram usadas por uma pessoa escravizada. O desenho foi colocado em uma camiseta e vendido pelo clube, com o dinheiro das vendas sendo destinado a Agência de Serviços à Comunidade Afro-Americana.
Sobre a camisa alusiva ao Black History Month, Fofana disse, em entrevista à NBC Sports California, que quis homenagear o designer do logotipo original do San Jose Sharks.
“A primeira coisa que eu soube antes mesmo de ter cores ou qualquer coisa é que queria homenagear Terry Smith”.
Fofana colocou letras vermelhas, amarelas e verdes formando o nome do time. Os sobrenomes dos jogadores, no verso das camisas, também foram escritos em letras multicoloridas. Cada ombro tinha as letras “BHM” em homenagem ao Mês da História Negra.
Mas Fofana também teve outra fonte de inspiração: seu irmão mais novo.
“Eu queria algo legal, algo divertido. Meu irmão mais novo estava por perto, então eu pensei, aquelas pessoas de 16, 15 (anos), o que seria interessante para elas? Como posso fazer com que fiquem interessados, tipo ‘Ei, eu quero assistir. Eu quero fazer parte disso'”, disse ele. “Não cresci jogando hóquei. Aprendi isso tarde na vida. Mas é importante para mim apresentá-lo a novas pessoas e acho que é importante apresentá-lo aos jovens”.
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.