Com apenas alguns dias de vida, o filho do goleiro Elvis Merzlikins, do Columbus Blue Jackets, e de sua esposa, Aleksandra, chegou preparado para entrar no gelo e defender o gol da equipe. Knox Matiss Merzlikins nasceu na sexta-feira (20), e nas imagens compartilhadas pelos Blue Jackets, o garotinho já usava mini protetores de goleiro. Knox recebeu o nome do meio, Matiss, em homenagem ao falecido companheiro de equipe de Merzlikins, Matiss Kivlenieks, que morreu em 4 de julho enquanto tentava proteger amigos durante um acidente com fogos de artifício.
Durante uma cerimônia em homenagem póstuma a Matiss Kivlenieks, nascido na Letônia, Merzlikins disse que o amigo “morreu como um herói”, tendo salvado, inclusive, a vida dele e de sua esposa, que estava grávida.
Na imagem divulgada pelo Columbus Blue Jackets, Knox usava réplicas dos protetores utilizados pelo pai no gelo, com as cores da bandeira dos Estados Unidos – vermelho, branco e azul -além da imagem do horizonte de Columbus. Ele também estava vestido com as cores do time e fotografado sobre uma camisa alternativa dos Blue Jackets, com o logotipo do canhão.
A fatalidade
Kivlenieks compareceu ao casamento da filha do técnico de goleiros Manny Legace, em uma casa em Novi, Michigan, em 4 de julho. Ele estava em uma banheira de hidromassagem na residência quando ocorreu um mau funcionamento de fogos de artifício. Kivlenieks tentou sair da banheira de hidromassagem quando escorregou e caiu, batendo com a cabeça.
Embora a polícia acreditasse que o goleiro havia morrido de traumatismo craniano, uma autópsia revelou que Kivlenieks morreu de um ferimento percussivo que causou danos a seus órgãos, o que significa que foi o choque da explosão de fogos de artifício que o levou à morte, não ele escorregando e batendo com a cabeça no concreto.
O Columbus Blue Jackets anunciou a criação de um fundo em homenagem ao goleiro, o Matiss Kivlenieks Memorial Fund, para apoiar iniciativas de hóquei juvenil em Columbus e na Letônia, país de origem de Kivlenieks
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.