Connor Ingram teve uma atualização positiva de seu quadro mental. Nessa quarta-feira (20), o goleiro do Utah Mammoth foi liberado para voltar a atuar depois de passar pelo Programa de Assistência ao Jogador da National Hockey League (NHL) e da National Hockey League Players Association (NHLPA). Na temporada passada, o goleiro canadense, de 28 anos, disputou apenas 22 jogos e se afastou depois de revelar que havia perdido a mãe para o câncer e que “não era mais o mesmo”. A preocupação aumentou pelo histórico de depressão do atleta.
A NHL e a NHL Players Association iniciaram o programa de assistência ao jogador em 1996, com jogadores capazes de ligar para uma linha telefônica confidencial. O grupo financiado conjuntamente auxilia jogadores e suas famílias com saúde mental, abuso de substâncias e outros assuntos. Conselheiros estão disponíveis em cada cidade onde há equipes da NHL.
A liberação de Ingram para voltar aos jogos é um grande alívio para quem acompanhou de perto as dificuldades que ele enfrentou na última temporada, dificuldades que foram motivadas pela perda inesperada de sua mãe para o câncer de mama. Em março, Ingram usou as redes sociais e compartilhou uma mensagem com os fãs, na qual foi muito aberto sobre as dificuldades pessoais pelas quais vinha passando desde a perda de sua mãe.
“Para quem não sabe, no início desta temporada perdi minha mãe para o câncer de mama.
Depois de tentar voltar a jogar, percebi que não sou eu mesmo. Neste momento da minha vida, preciso colocar minha saúde em primeiro lugar e tirar o tempo necessário para me recuperar 100%. Embora muitos vejam o programa como um recurso para o abuso de substâncias, quero reconhecer tudo o que eles fazem. Mais uma vez, tenho o privilégio de ter acesso à rede de profissionais de saúde de alto nível deles, na esperança de evitar os efeitos negativos a longo prazo de colocar a saúde em segundo plano. Com a assistência do programa, espero receber a ajuda médica necessária e voltar a uma vida feliz e saudável”.
Connor Ingram, do Arizona Coyotes, ganhou o Bill Masterton Memorial Trophy em 2024. Ele quase se aposentou devido a um transtorno obsessivo-compulsivo e depressão persistente antes de procurar ajuda do programa de assistência ao jogador da NHL/NHLPA em 15 de janeiro de 2021. O prêmio é concedido anualmente ao jogador da NHL que melhor exemplifica as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei, conforme votado pelos membros da Professional Hockey Writers Association.
Ingram brilhou no gol nas últimas temporadas como membro do Arizona Coyotes, mas seu desempenho sofreu um declínio significativo durante a temporada regular da NHL de 2024-25. Ingram registrou uma média de 3,27 gols sofridos e uma porcentagem de defesa de 0,882 em apenas 22 jogos na temporada passada, de longe a pior sequência de jogos em toda a sua carreira na NHL.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.