Jaroslav Halak chegou recentemente ao Vancouver Canucks e decidiu homenagear seu falecido amigo e compatriota Pavol Demitra, central que atuou pela equipe canadense na NHL entre 2008 e 2010, e que morreu em um acidente aéreo na Rússia, com outras 43 pessoas, quando o avião que levava a equipe do Lokomotiv Yaroslavl caiu em setembro de 2011. A máscara que será usada por Halak, que vai para sua 16ª temporada na NHL, leva o nome de Demitra e o número 38, que foi usado pelo amigo por quase toda a sua carreira na NHL.
“Obviamente, é sempre difícil falar sobre isso”, disse Halak. “Já se passaram 10 anos, mas eu só quero fazer uma homenagem a ele e sua família, apenas colocá-lo (o nome do amigo) no capacete”.
A máscara também apresenta o brasão da bandeira eslovaca ao lado do número de Demitra. Os dois foram companheiros de equipe pela Eslováquia, principalmente durante as Olimpíadas de 2010, onde ficaram em quarto lugar, a melhor colocação da história do país.
“Ele foi incrível”, disse Halak sobre a atuação de Demitra nas Olimpíadas. “Ele foi ótimo. Estava machucado antes, então, nem sabia se ia jogar ou não, e então veio (para o grupo) e foi o nosso melhor jogador”.
Halak, que assinou com os Canucks para a temporada 2021-22, vai para sua 16ª temporada na NHL (o mesmo número de temporadas que Demitra jogou), decidiu homenagear seu amigo, que foi ídolo em Vancouver.
“Ele jogou aqui, e obviamente as pessoas o conhecem aqui, e sabem como ele era ótimo. É por isso que decidi colocá-lo no meu capacete”, comentou Halak.
Pavol Demitra assinou com o Lokomotiv Yaroslavl em 2010, aos 36 anos, e estava embarcando em sua segunda temporada com a equipe. Em 847 jogos da NHL ao longo de 16 temporadas com o Ottawa Senators, o St. Louis Blues, o Los Angeles Kings, o Minnesota Wild e o Vancouver Canucks, Demitra teve 304 gols e 768 assistências. Internacionalmente, ele fez 6 gols e 14 assistências pela Eslováquia em três participações nas Olimpíadas e liderou o torneio em pontuação em 2010 com 10 pontos.
O acidente
O acidente de avião com a delegação do Lokomotiv Yaroslavl ocorreu em 7 de setembro de 2011, às 16h02, hora local, quando uma aeronave de passageiros Yakovlev Yak-42, transportando toda a equipe de hóquei do Lokomotiv Yaroslavl da Kontinental Hockey League (KHL), caiu perto de Yaroslavl, na Rússia, quando a equipe estava a caminho de Minsk, na Bielorrússia, para iniciar a temporada 2011-12 da KHL.
Todo o elenco do clube morreu no acidente de avião (exceto Maxim Zyuzyakin, que não estava no voo). O avião pegou fogo e caiu logo após a decolagem, a apenas 4 quilômetros do aeroporto de Tunoshna. Relatórios preliminares disseram que 43 dos 45 passageiros a bordo morreram, incluindo todo o plantel e 4 jogadores jovens, Alexander Galimov, que ficou estava em estado crítico, morreu alguns dias depois.
Demitra deixou sua esposa Maja e dois filhos, Lucas e Zara (que nasceu em 2005 como irmão gêmeo de Tobias, que faleceu após o parto).
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.