A cidade de Toronto viveu uma tragédia no início da tarde desta segunda-feira (21). Dez pessoas morreram e 15 ficaram feridas quando foram atingidas por uma van branca, que entrou na calçada na esquina da Yonge Street com a Finch Avenue, a cerca de 16 quilômetros ao norte do Air Canada Centre. O suspeito fugiu do local, mas foi preso por um policial. Horas depois, naquele ginásio, o Toronto Maple Leafs teve uma decisão no gelo.
A equipe canadense recebeu o Boston Bruins no jogo 6 da série melhor de sete partidas da primeira rodada da Conferência Leste dos Playoffs da Stanley Cup. Toronto, que no sábado (21) obteve uma vitória heroica, por 4 a 3, no TD Garden, em Boston, que impediu a eliminação dos Leafs (a série ficou em 3-2 para Boston), seria eliminada em caso de derrota nesta segunda-feira.
Junto com os torcedores, os jogadores do Toronto Maple Leafs tiveram a tragédia, horas antes da partida, como um motivo a mais – e emocional – para vencer. Isso ficou claro antes de o puck (disco) deslizar no gelo, em uma entrevista dada pelo defensor Ron Hainsey, que deu as condolências aos familiares das vítimas.
“We’re going to play our heart out for this city.”
Ron Hainsey has a special message for the City of Toronto after today’s tragic event. pic.twitter.com/CvglPly4Zy
“Em meu nome e dos meus companheiros de equipe, gostaríamos de estender nossas mais profundas tristezas e pensamentos a todas as vítimas, famílias das vítimas, homens e mulheres que estiveram na cena, os homens e mulheres corajosos que estiveram na cena, que fizeram muito para manter todos seguros – muito obrigado ”, disse Ron Hainsey, que emendou:.
“Mantenha seus entes queridos perto. Dê a eles um beijo extra hoje à noite. Eu sei que vou, porque você nunca mais sabe (quando vai vê-los)… Quanto a esta noite, vamos jogar o nosso coração por esta cidade.”
A torcida local em Toronto cantou o hino nacional canadense como um sinal de solidariedade e o Maple Leafs fez questão de ter um momento de silêncio antes do jogo (veja acima).
Com o disco em jogo, o Toronto Maple Leafs venceu, de virada, por 3 a 1 (veja abaixo), empatou a série em 3-3 e forçou a realização do jogo 7, que vai definir quem avança nos Playoffs, marcado para esta quarta-feira (25), no TD Garden, em Boston.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Trilha (canadense) sugerida para a leitura: Nickelback – Never Gonna be Alone
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.