- Elas no jogo: equipes da liga feminina de hóquei (PWHL) serão adicionadas ao game NHL 25, da EA Sports
- Atacante do Vancouver Canucks é ovacionado por torcedores em retorno ao gelo após diagnóstico de câncer
- Jogadores do Pittsburgh Penguins fazem visita anual a hospital infantil e encontram astro do futebol americano
- Atacante do Dallas Stars posta vídeo fofo da euforia dos filhos vendo pela TV o gol marcado pelo pai
Jaromir Jagr faz campanha com equipe tcheca para ajudar refugiados da Ucrânia; NHL doa US$ 68.000
- Por Diogo Finelli
- Atualizado: 8 de março de 2022
Terceiro maior artilheiro da história da NHL, o atacante Jaromir Jagr anunciou que o Kladno, time que ele possui na Czech Extraliga, a liga de hóquei tcheca, mudará de cidade para seu último jogo na temporada regular, contra o Sparta, e vai atuar na O2 Arena, em Praga. A inversão de mando, já que o Sparta jogará em sua casa, mesmo como visitante – tem um motivo muito nobre. A capacidade maior do ginásio para arrecadar dinheiro para refugiados da Ucrânia que estão na República Tcheca. A Rocket Arena, em Chomutov, onde o Kladno está mandando seus jogos, comporta 5.250 pessoas. Já o ginásio em Praga pode acomodar aproximadamente 18.000 torcedores.
Na atual temporada, o Kladno não atuou nenhuma vez no seu ginásio, o Zimni Stadion, que está sendo reformado e deve estar pronto para o início da próxima temporada, e que tem capacidade para 5.500 pessoas.
Jagr pediu que as pessoas mostrassem seu apoio à mudança e teve uma resposta bastante positiva em sua postagem. Ele escreveu que espera lotar a O2 Arena para beneficiar os ucranianos deslocados pela invasão russa no país.
“Dedicaríamos os lucros da taxa de entrada às famílias ucranianas. Gostaria de fazer isso acontecer na O2 Arena, porque é uma arena popular e moderna, onde um grande número de pessoas pode vir ajudar. Gostaria da sua opinião se você vier ao jogo e nos ajudar aqueles que mais precisam neste momento”, escreveu Jagr antes da confirmação da mudança de ginásio.
Depois, com a mudança de local confirmada para Praga, Jaromir Jagr voltou a usar as redes sociais.
“Estou muito feliz em confirmar que tudo deu certo mesmo em tão pouco tempo. Agora nosso único desejo é lotar a O2 Arena. Compre um ingresso e ajude essas famílias ucranianas na República Tcheca!”.
Help -all we need is love pic.twitter.com/2PcU68xrw8
— Jaromir Jagr (@68Jagr) March 7, 2022
O2 Arena é a casa do Sparta, mas Kladno será o time da casa para o jogo.
Jagr, de 50 anos, jogou pelo Kladno nas últimas cinco temporadas desde que deixou a NHL após a temporada 2017-18. Ele marcou 766 gols em 24 temporadas por oito times (Pittsburgh Penguins, Washington Capitals, New York Rangers, Philadelphia Flyers, Dallas Stars, New Jersey Devils, Florida Panthers e Calgary Flames), sendo o terceiro maior artilheiro na história da NHL atrás de Wayne Gretzky (894) e Gordie Howe (801). Jagr está dois gols à frente do atacante russo Alex Ovechkin, do Washington Capitals.
Jagr ganhou o Art Ross Trophy como artilheiro da NHL cinco vezes, o Hart Trophy votado como o jogador mais valioso da NHL em 1998-99 e a Stanley Cup com o Pittsburgh Penguins em 1991 e 1992.
Dear fans all around the hockey world, please support refugees running out from war in Ukraine. Buy 68 CZK (2,90 USD) virtual ticket(s) for the Kladno’s game in O2 arena vs. Sparta. People need help and this is a tool. Thank you very much. Jaromir Jagr 68 pic.twitter.com/vWwv6wY7ga
— Jaromir Jagr (@68Jagr) March 8, 2022
Jaromir Jagr escolheu usar o número 68 para lembrar o ano de 1968 – o ano em que os tanques soviéticos invadiram a Tchecoslováquia para reprimir a insurgência da Primavera de Praga que trouxe temporariamente a reforma social. Seu avô morreu entre o início da revolta e sua conclusão brutalmente rápida – antes de Jagr nascer.
“Pelo menos meu avô morreu em liberdade”, disse Jagr à Associated Press em uma entrevista em 1998.
Jagr cresceu estudando um currículo controlado pelos soviéticos que incluía algum idioma russo – e o desprezava. Ele carregava a foto do presidente Ronald Reagan em um livro escolar, sonhando com o dia em que se mudaria para os Estados Unidos e experimentaria a verdadeira liberdade.
NHL entra na campanha
A ação de Jaromig Jagr com o Kladno para conseguir dinheiro para os refugiados ucranianos na República Tcheca ganhou o apoio da NHL. A liga, através do comissário Gary Bettman, anunciou a doação de US$ 68.000, em referência ao número 68 usado pelo atacante em sua brilhante história da NHL.
We salute Jaromir Jagr (@68Jagr) for his generosity and commitment to improve the lives of Ukrainians displaced from their homes.
We are proud to support the cause and will be donating $68,000 to the fundraising effort.
Click here to add your support: https://t.co/tZzI3JU9VI pic.twitter.com/tVTqb0kPDK
— NHL (@NHL) March 8, 2022
“Jaromir, por três décadas nos maravilhamos com seu talento, dedicação e paixão pelo nosso jogo. Esta noite, saudamos seu coração generoso e seu compromisso de melhorar a vida das pessoas deslocadas de suas casas. A National Hockey League tem orgulho de apoiar você e os grandes torcedores tchecos neste esforço”, disse Bettman em um vídeo divulgado pela NHL.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Posts Relacionados
Sobre Diogo Finelli
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.
Pequise
Posts recentes
- Elas no jogo: equipes da liga feminina de hóquei (PWHL) serão adicionadas ao game NHL 25, da EA Sports 21 de novembro de 2024
- Atacante do Vancouver Canucks é ovacionado por torcedores em retorno ao gelo após diagnóstico de câncer 19 de novembro de 2024
- Jogadores do Pittsburgh Penguins fazem visita anual a hospital infantil e encontram astro do futebol americano 18 de novembro de 2024