Angelique Fong estava acostumada a torcer pelo Anaheim Ducks nas arquibancadas do Honda Center. Na quinta-feira (25 de fevereiro), a equipe inverteu os papéis. Fong, duas vezes sobrevivente do câncer de mama e a homenageada do time na ação “21st Duck” (21ª integrante do elenco) nesta temporada, foi recebida no centro do rink (quadra de gelo) com seu nome no telão e, em uma reviravolta surpresa, jogadores do Ducks nas arquibancadas.
Quando Fong entrou no gelo pelo carpete colocado para recebê-la, os jogadores dos Ducks estavam nas arquibancadas, aplaudiram e ergueram cartazes com o nome dela. O cartaz do defensor Cam Fowler dizia: “Nº 4 é o seu fã nº 1”.
We flipped the script on 21st Duck and longtime fan Angelique Fong, and had our players surprise her by cheering her on from the stands as she was announced at center ice. Watch her emotional reaction.#FlyTogetherpic.twitter.com/fN2vpSFAk0
“Ao virar pela primeira vez, não consegui perceber que eram realmente os jogadores”, disse Fong. “Então eu estava pensando que talvez fosse alguém do Orange Alliance (grupo de fãs dos Ducks) ou algo assim. E eu vi os cartazes e pensei ‘Oh meu Deus, que legal. Esses são muito, muito legais.’ Eu estava tentando ficar de olho no gelo, quando vi (Getzlaf) na multidão e pensei ‘Oh meu Deus, são os jogadores'”.
O técnico do Anaheim Ducks, Dallas Eakins, deu as boas-vindas a Angelique Fong, dizendo que a equipe estava honrada em tê-la. E a emotiva Fong contou sua história sobre como sobreviveu ao câncer de mama e sua jornada como voluntária na filial da Susan G. Komen Foundation em Orange Country.
Fong usou as sessões de tratamento de radiação como motivação para ajudar outras pessoas. Ela serviu como conselheira para pacientes com câncer de mama pela primeira vez e colocou em prática o que chamou de “Radiate Kindness”, onde realizaria um ato aleatório de gentileza para todos os 33 de seus tratamentos de radiação. Assim, ela foi homenageada pela organização como a 21ª integrante do elenco dos Ducks, uma tradição do clube em suas noites de estreia em casa na temporada da NHL, no Honda Center, em Anaheim, na Califórnia. Na oportunidade, quem deu a notícia e surpreendeu a torcedora, em janeiro, através de uma chamada de vídeo, foi o capitão da equipe, Ryan Getzlaf.
“Tive o privilégio de fazer a ligação do Zoom com ela no início de tudo isso”, disse Getzlaf. “E apenas para ver seu rosto quando ela foi capaz de realmente estar no gelo. Dadas as nossas circunstâncias (de distanciamento social por causa da pandemia), ainda é ótimo que ela foi capaz de ir lá e desfrutar disso com a equipe”.
“É tão fofo porque alguns dos anteriores 21st Ducks e seus familiares me procuraram”, disse Fong. “É uma tradição incrível. É apenas uma das coisas mais clássicas que o hóquei faz e que os Ducks fazem”.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.