O ex-central e atual comentarista de jogos do Chicago Blackhawks na rádio WGN, Troy Murray, de 59 anos, não tem sido visto nas atividades da equipe desde que foi diagnosticado com câncer, de tipo não revelado, em 9 de agosto. Então, quando Murray marcou presença no United Center antes dos Blackhawks enfrentarem o Vancouver Canucks, na quinta-feira (21), os jogadores se reuniram no centro do rink (quadra de gelo) e, liderados pelo capitão Jonathan Toews, saudaram Murray, que estava na área de imprensa, batendo os sticks (tacos), tradicional gesto de cumprimento feito pelos jogadores de hóquei. Os jornalistas presentes também aplaudiram Murray, que chorava ao acenar para os atletas.
The Blackhawks recognize Troy Murray, who has been battling cancer and is attending the morning skate. pic.twitter.com/7NcQugLNKG
“Como jogador e transmitindo (jogos) aqui, ele é uma grande parte da família Blackhawks. Tenho pensado nele desde que ele se ausentou, mas para ele estar aqui é obviamente um bom sinal”, disse o técnico Jeremy Colliton.
Murray, uma escolha da terceira rodada (No. 54) pelo Chicago no Draft da NHL de 1980, marcou 584 pontos (230 gols e 354 assistências) em 915 jogos da NHL com os Blackhawks, Ottawa Senators, Pittsburgh Penguins e Colorado Avalanche. Ele ganhou o Selke Trophy, concedido ao melhor atacante com habilidade no componente defensivo da Liga, em 1986, e venceu a Stanley Cup com o Colorado Avalanche em 1996.
“Eu não o conheço pessoalmente, mas obviamente há muita conversa nos bastidores sobre o quão bom e incrível ele é e obviamente ele estar por aqui por um tempo”, disse o atacante do Blackhawks, Brandon Hagel. “Então, meio que aprendendo essas coisas e obviamente ouvindo dos outros caras que estiveram com ele, é irreal que ele tenha conseguido vir aqui hoje. É super especial. Eu conheço muitos caras, foi muito especial para eles e é mais difícil para a maioria dos caras aqui”.
Murray é comentarista de jogos do Chicago Blackhawks desde 2006. Sua data de retorno às transmissões ainda não foi definida.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.