Luke Prokop, de 19 anos, do Nashville Predators, tomou uma atitude corajosa e histórica na NHL. O prospecto (jovem atleta que já tem contrato assinado com um time da liga de hóquei profissional), é o primeiro jogador da NHL a declarar a sua homossexualidade. O defensor anunciou a notícia em sua conta no Twitter na manhã desta segunda-feira (19), dizendo que “não tem mais medo” de esconder sua identidade.
“Foi uma jornada e tanto chegar a este ponto da minha vida, mas eu não poderia estar mais feliz com minha decisão de assumir (que é gay)”, escreveu Prokop. “Acredito que viver minha vida autêntica me permitirá colocar todo meu ser no rink (quadra de gelo) e melhorar minhas chances de realizar meus sonhos”.
Prokop tomou a decisão de se assumir antes de seu primeiro trainning camp (período de treinos) profissional. Ele foi escolhido pelo Nashville Predators na terceira rodada do Draft de 2020.
“Não quero ter que ir para a academia ou para a arena ou apenas praticar e ficar pensando,‘ Quem sabe? Quem não quer? ’Este é quem eu sou”, disse Prokop a Pierre LeBrun, do The Athletic.
“Eu não acho que vai ser um grande tópico de conversa, não é isso que eu quero que seja. É apenas, ‘Ei, aqui é quem eu sou’. Isso me tira um aperto do peito. Então, eu não tenho que me preocupar sobre outras pessoas”.
Prokop recebeu uma enxurrada de mensagens de apoio, incluindo uma do gerente geral do Predators, David Poile.
“Estamos comprometidos em garantir que nada impeça sua capacidade”, disse Poile em um comunicado. “Sua coragem é uma inspiração para nós e para a comunidade LGTBQ em Nashville”.
All of SMASHVILLE is behind you, Luke.
President/CEO Sean Henry and President of Hockey Operations/GM David Poile's statements ⤵️
A notícia de Prokop também atraiu uma resposta imediata do comissário da NHL Gary Bettman, que ligou para ele.
“As pessoas, a menos que possam ser suas verdadeiras e autênticas personalidades, não podem ser as melhores que podem ser”, disse Bettman, de acordo com Amalie Benjamin, do NHL.com. “Qualquer pessoa ligada à NHL, seja na frente, seja no treinamento e no desenvolvimento dos jogadores, seja entre os jogadores, queremos que todos saibam que quem quer que você seja, você tem um lugar em nossa família”.
Prokop passou as últimas quatro temporadas com o Calgary Hitmen, da Western Hockey League (WHL, uma grande liga júnior de hóquei no gelo com base no Oeste do Canadá e do Noroeste do Pacífico dos Estados Unidos, que é uma das três ligas que constituem a Canadian Hockey League). Ele começou a contar às pessoas próximas sobre sua sexualidade no ano passado e diz que percebeu que estava “muito mais confiante”.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.