Diagnosticada com câncer no cérebro em novembro de 2018, Bria Roberts, de 13 anos, se apegou ainda mais ao Ottawa Senators para superar a doença. Torcedora fanática da equipe, a garota já cumpriu 60 das 70 semanas de seu tratamento quimioterápico. Na quinta-feira (6), ela levou um cartaz ao Canadian Tire Centre, destacando a 60ª semana de quimioterapia, e ganhou a atenção de um jogador antes do duelo com o Colorado Avalanche. O defensor Mark Borowiecki soube da história e, após o aquecimento no rink (quadra de gelo), foi até Bria e, pelo buraco destinado aos fotógrafos, deu a ela um puck (disco) e alguns votos de boa sorte.
“Ele escreveu (no disco) a data, destacou a 60ª de quimioterapia e assinou com Mark e Tara (nome da esposa). Quando você tem 70 semanas para fazer, e restam apenas 10, é emocionante”, disse Bria ao NHL.com.
A cirurgia não foi uma opção para Bria desde que foi diagnosticada com o câncer. Sua mãe, April, disse que Bria respondeu bem ao tratamento e seus amados Senators foram parte integrante disso.
“Os Senators foram sua graça salvadora nessa jornada. Se ela não está no jogo, está assistindo na TV com a camisa”, disse April Roberts ao NHL.com.
Bria começou a participar de jogos como parte de um programa no Hospital Infantil do Leste de Ontário (CHEO), que distribuía ingressos para os pacientes. Tanto o CHEO quanto o Canadian Tire Centre ficam a cerca de duas horas de carro de sua casa em Kingston, Ontário. Portanto, geralmente é uma parada dupla em Ottawa.
Ela rapidamente se apaixonou pelos Senators. Em um jogo, disse April, um estranho entregou a Bria sua camiseta roxa do atacante Bobby Ryan alusiva ao “Hockey Fights Cancer”, campanha anual da NHL para conscientizar, prevenir e combater o câncer. É essa camisa roxa que ela usa. Ryan, é claro, é o atacante favorito de Bria.
“Eu sempre digo aos meus médicos: Toda vez que entro no Canadian Tire Centre, todas as minhas preocupações desaparecem”, disse Bria.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Trilha (canadense) sugerida para a leitura: Simple Plan – Save You
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.