Um marco para o hóquei profissional. Com a ajuda e orientação do USA Hockey, a próxima temporada da National Women’s Hockey League (NWHL), a liga profissional feminina de hóquei, terá uma equipe de arbitragem exclusivamente formada por mulheres. Ao todo, 10 árbitras vão comandar os jogos disputados entre as seis equipes profissionais na temporada regular da liga, bem como os Playoffs da Isobel Cup de 2021 que serão disputados na icônica Herb Brooks Arena, em Lake Placid, Nova York, entre 23 de janeiro e 5 de fevereiro.
A lista das 10 árbitras que vão trabalhar nos jogos da NWHL: Sarah Buckner, Erika Greenen, Kendall Hanley, Alicia Hanrahan, Jacqueline Howard, Jamie Huntley-Park, Jackie Spresser, Amanda Tassoni, Mackenzie Welter e Laura White.
“Agradecemos a parceria que foi formada com a NWHL em um esforço para promover e desenvolver nossas funcionárias”, disse Matt Leaf, diretor do programa educacional de arbitragem do USA Hockey. “As árbitras selecionadas são altamente qualificadas, motivadas e orientadas, e estão prontas para os desafios para o sucesso da temporada da NWHL”.
“Elas são as mais brilhantes e melhores de nossas atuais e futuras funcionárias de alto nível, que trazem um equilíbrio entre experiência, versatilidade, lealdade e uma habilidade incomparável, e uma paixão para ser as melhores que podem ser cada vez que pisam no gelo”.
A participação desta equipe de arbitragem na temporada da NWHL é um marco para o hóquei profissional. Enquanto a liga já teve equipes de arbitragem exclusivamente femininas em alguns jogos antes, nunca houve uma iniciativa de ter arbitragem exclusivamente feminina nesta escala.
“Estou emocionada com a equipe de arbitragem que reunimos para a sexta temporada da NWHL”, disse Michelle Picard, vice-comissária da NWHL, que já jogou nas seleções olímpicas e femininas dos EUA. “Ao trabalhar com Matt Leaf e o USA Hockey, identificamos 10 das árbitras mais qualificadas de todo o país. Estamos ansiosos para ter a experiência, entusiasmo e profissionalismo deste grupo em Lake Placid”.
Priorizando a saúde e segurança dos jogadores, equipe e todos os envolvidos, a NWHL fará sua sexta temporada em um ambiente centralizado e protegido. A competição contará com as seis equipes da NWHL – Boston Pride, Buffalo Beauts, Connecticut Whale, Metropolitan Riveters, Minnesota Whitecaps e o clube de expansão do primeiro ano, o Toronto Six.
Lançado em 2015, a NWHL apresenta mais de 120 jogadoras, incluindo estrelas dos programas da Divisão I da NCAA e jogadoras com experiência em seleções dos EUA, Canadá e Europa.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.