Motorista de Zamboni entra em ação como goleiro de emergência e ajuda em vitória do Carolina Hurricanes

Parece história de filme da sessão da tarde. Mas aconteceu! David Ayres, de 42 anos, motorista de Zamboni (aquele carrinho que nivela o gelo na quadra) virou destaque  na vitória do Carolina Hurricanes sobre o Toronto Maple Leafs, por 6 a 3, no sábado (22), na Scotiabank Arena, em Toronto, no Canadá. E como goleiro! Ayres, que dirige o Zamboni para o Toronto Marlies, time da AHL, e que atuou em ligas inferiores, foi contratado como goleiro de emergência dos Hurricanes depois que a equipe viu seus dois goleiros, James Reimer e Petr Mrazek, deixarem a partida lesionados. E saiu com a vitória em seus primeiro – e talvez último – jogo na NHL. Foram oito defesas em 10 disparos contra a sua meta, nos pouco mais de 28 minutos em que esteve em ação.

“Eu nunca pensei que jogaria hóquei novamente”, disse David Ayres, referindo-se ao transplante de rim que ele fez 15 anos atrás. “Começou (o trabalho no Zamboni) com os Marlies e já faz oito anos com os Marlies, e acho que três com os Leafs agora… Ser capaz de entrar no gelo, aqui em Toronto, perto de todos os fãs … é surreal”.

Há uma regra sobre goleiro de emergência (emergency backup goalie, EBUG) na NHL que diz que se os dois goleiros de uma equipe forem forçados a sair devido a uma lesão, a equipe terá “o direito de vestir e jogar com qualquer goleiro disponível”. E, mais recentemente, a NHL exigiu que as equipes da casa mantivessem uma lista de goleiros da área disponíveis em caso de necessidade.

A última vez em que uma equipe precisou acionar o goleiro de emergência foi em 30 de março de 2018, quando Scott Foster atuou por pouco mais de 13 minutos, pegou os sete disparos contra a sua meta e ajudou o Chicago Blackhawks a vencer o Winnipeg Jets por 6 a 2.

A esposa de Ayres, Sarah, também compartilhou alguns pensamentos nas mídias sociais.

Sarah escancarou sua euforia por ver o marido viver aquele momento: “Eu sou a mulher mais feliz e orgulhosa do planeta por ele ter vivido seu sonho… Também estou surpresa por ainda ter voz”.

“Ela ainda está viva? Estou surpreso que ela não tenha morrido! Pobre garota”, brincou Ayers em uma entrevista pós-jogo.

Os tweets começaram a se acumular após a vitória dos Hurricanes. É claro que Ayres foi nomeado a primeira estrela do jogo. A AHL teve que levar algum crédito pelo jogo de destaque de Ayres. “A AHL continua sendo a principal liga de desenvolvimento para motoristas de Zamboni que querem ser goleiros da NHL”, escreveu a liga inferior.

Os Durham Bulls, time profissional de beisebol de uma liga inferior, que é da da Carolina do Norte, perguntou sobre a possibilidade de ter David Ayres como ‘catcher’ (receptor, que recebe a bola do arremessador).

Roy Cooper, governador da Carolina do Norte, quer fazer de Ayres um cidadão honorário do estado.

Hockey on! Dream on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Trilha sugerida para a leitura: Aerosmith – Dream On

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *