- Garoto que conheceu novato do San Jose Sharks celebra hat-trick do jogador: ‘É o meu amigo!’
- Fofura! Filho de três anos de atacante do Nashville Predators rouba a cena com treino ao lado do pai
- Luto! Pittsburgh Penguins homenageia ex-gerente geral da campanha do título da Stanley Cup de 2009
- Parceiros de transmissão do NY Rangers por 20 anos fazem último ato antes de aposentadoria de narrador
Na história! Boston Bruins vai retirar número 22, usado por Willie O’Ree, primeiro jogador negro na NHL
- Por Diogo Finelli
- Atualizado: 12 de janeiro de 2021
O Boston Bruins vai homenagear Willie O’Ree, de 85 anos, primeiro jogador negro da história da NHL, aposentando sua camisa número 22 nesta temporada. O número será erguido em um banner no TD Garden, em Boston, no dia 18 de fevereiro, antes do jogo contra o New Jersey Devils. O’Ree estreou na NHL, e entrou para a história, em 18 de janeiro de 1958. Ele atua como embaixador da NHL pela diversidade e inclusão no jogo de hóquei
“As contribuições de Willie para o hóquei transcendem as conquistas no gelo e abriram inúmeras portas para jogadores que vieram depois dele. Ele é, sem dúvida, merecedor dessa honra”, disse o presidente do Bruins, Cam Neely. Em 2018, a NHL criou um prêmio com o nome do ex-jogador para reconhecer aqueles que usam o hóquei para melhorar as suas comunidades.
“Ao longo da história da National Hockey League, houve muito poucos indivíduos que tiveram um impacto tão profundo sobre a liga e sua cultura do que Willie O’Ree”, acrescentou o CEO do Bruins, Charlie Jacobs. “Depois de quebrar a barreira da cor como um Boston Bruin em 1958 e eventualmente se aposentar do hóquei profissional em 1979, Willie se tornou o embaixador definitivo para melhorar a diversidade e inclusão dentro do jogo de hóquei.”
O’Ree será o 12º jogador na história da franquia a ter seu número aposentado. O jogador de 85 anos jogou 45 jogos na carreira pelo Boston. O novato do Bruins, Craig Smith, foi escolhido para usar o número 22 nesta temporada, mas agora, evidentemente, precisará encontrar um novo número.
On Feb. 18, Willie O'Ree's No. 22 will become the 12th number honored by the #NHLBruins:
2–Eddie Shore
3–Lionel Hitchman
4–Bobby Orr
5–'Dit' Clapper
7–Phil Esposito
8–Cam Neely
9–Johnny Bucyk
15–Milt Schmidt
16–Rick Middleton
24–Terry O'Reilly
77–Ray Bourque pic.twitter.com/SVUHeIExEp— Boston Bruins (@NHLBruins) January 12, 2021
Nascido em 15 de outubro de 1935, em Fredericton, New Brunswick, sendo o mais novo de 13 irmãos, Willie O’Ree, que jogou no Boston Bruins, foi o primeiro jogador negro na liga quando estreou em 1958. O ex-jogador, de 83 anos, recebeu muitos prêmios nesses anos, incluindo o Lester Patrick Award (que honra a contribuição dada ao hóquei nos Estados Unidos) em 2003 e o Bill Walsh Champion of Change Award (que reconhece um indivíduo que abriu caminho de oportunidades para outros) em 2007.
An incredible journey.
Celebrating No. 22 with a look back at Willie O'Ree through the years.
📸 ➡️ https://t.co/tF2wy2wiU4 pic.twitter.com/8cu25awfWy
— Boston Bruins (@NHLBruins) January 12, 2021
Ele também recebeu a Ordem do Canadá, a mais alta honraria civil do condado em 2010. Em janeiro de 2018, os Bruins anunciaram que haveria uma pista de hóquei de rua. em homenagem a O’Ree, na área de Allston-Brighton. O ex-jogador também tem uma arena de hóquei em homenagem a ele em New Brunswick e é membro do Hall da Fama do New Brunswick Sports desde 1984.
A carreira de O’Ree
Willie O’Ree tornou-se o primeiro jogador negro da National Hockey League quando se juntou ao Boston Bruins em 18 de janeiro de 1958. O’Ree estava 95% cego em seu olho direito, um fato que ele guardava para si mesmo, ciente que poderia terminar sua carreira antes dela começar. A cegueira foi o resultado de ter sido atingido nos olhos anos antes. O’Ree jogou em 45 jogos da NHL durante partes de duas temporadas. Ele marcou quatro gols e deu dez assistências, com 14 pontos no total.
Taking his rightful place in the rafters.#NHLBruins pic.twitter.com/DOegChXOiL
— Boston Bruins (@NHLBruins) January 12, 2021
NHL celebra a igualdade
A liga anunciou na segunda-feira que lançará um adesivo de capacete personalizado para homenagear O’Ree e Martin Luther King Jr. e celebrar a igualdade durante a temporada 2021, que terá início nesta quarta-feira. O decalque estará presente nos capacetes a partir do Dia de Martin Luther King Jr. (18 de janeiro) – o feriado nacional é comemorado na terceira segunda-feira do mês de janeiro, próximo do aniversário de MLK Jr, que é no dia 15 – e será usado até o final do Mês da História Negra, fevereiro.
Commissioner Gary Bettman today announced that the NHL has created a custom helmet decal that pays tribute to Hockey Hall of Famer Willie O’Ree and Martin Luther King, Jr., through the theme of Celebrating Equality. pic.twitter.com/Xkrw57JIoy
— NHL Public Relations (@PR_NHL) January 11, 2021
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Posts Relacionados
Sobre Diogo Finelli
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.
Pequise
Posts recentes
- Garoto que conheceu novato do San Jose Sharks celebra hat-trick do jogador: ‘É o meu amigo!’ 16 de abril de 2025
- Fofura! Filho de três anos de atacante do Nashville Predators rouba a cena com treino ao lado do pai 16 de abril de 2025
- Luto! Pittsburgh Penguins homenageia ex-gerente geral da campanha do título da Stanley Cup de 2009 15 de abril de 2025