NHL anuncia ações pró-Black Lives Matter, mas recebe críticas pesadas dos jogadores negros da liga

Igualdade. A NHL anunciou que mostrará apoio ao Black Lives Matter e outros movimentos de justiça social quando a pós-temporada começar, neste sábado (1º de agosto), quando terá início o qualificatório para os Playoffs da Stanley Cup, com jogos disputados em Toronto e Edmonton, ambas no Canadá. A iniciativa deveria ser bem vista, mas, não é nada disso o que pensam os jogadores negros da própria liga, que criticam a falta de apoio da NHL.

Os jogadores usarão decalques de capacete “#WeSkateFor Equality” e receberão blusas para personalizar com a hashtag e o nome da pessoa ou movimento que estão representando. A iniciativa também visa honrar os trabalhadores da linha de frente em meio à pandemia de coronavírus. O #WeSkateForBlackLives também será exibido em telas digitais e revestimentos de assento na Scotiabank Arena, em Toronto, e Rogers Place, em Edmonton.

LEIA TAMBÉM
>>Equipes se unem no gelo na luta contra o racismo antes dos Playoffs da NHL

“Acreditamos em termos de foco na necessidade de combater o racismo e também de prestar homenagem aos profissionais da comunidade médica da COVID-19; acreditamos que estaremos prestando o respeito apropriado e focando, principalmente, na justiça social”, disse o comissário da NHL Gary Bettman (foto abaixo) ao NBC News, na sexta-feira. “Isso é algo prioritário para o futuro”.

O atacante do San Jose Sharks, Evander Kane, que é o co-presidente da Hockey Diversity Alliance, criticou severamente a liga na quinta-feira por seus esforços de justiça social até agora.

“A NHL pode colocar ‘Black Lives Matter’ em toda a pista (de gelo), gritar ‘Black Lives Matter’ das montanhas”, disse Kane. “Não importa o que eles façam ou digam, tudo ficará surdo comigo e com todas as outras pessoas no HDA, porque a liga não fez nenhum esforço para apoiar seus próprios jogadores negros”.

O atacante Nazem Kadri, do Colorado Avalanche, que é membro do HDA, ​​ também criticou a liga durante a semana por sua falta de ação.

“Do ponto de vista da liga, acho que gostaríamos de ver um pouco mais de reconhecimento, de ver ela lidar com a situação e saber que está com seus jogadores”, disse.

Kadri e seu companheiro de equipe Pierre-Edouard Bellemare ficaram lado a lado em solidariedade com os jogadores do Minnesota Wild Matt Dumba e Jordan Greenway durante os hinos, antes que os dois times se enfrentassem em um jogo de exibição na quarta-feira. Todos os quatro jogadores são minorias raciais.

Impasse entre HDA e NHL

Desde que a Hockey Diversity Alliance se formou há pouco mais de um mês, Evander Kane diz que o grupo não conseguiu encontrar um terreno comum com a NHL em suas discussões.

Kane, Akim Aliu, Trevor Daley, Anthony Duclair, Matt Dumba, Nazem Kadri, Wayne Simmonds, Chris Stewart e Joel Ward ajudaram a criar a organização.

“A liga não fez nenhum esforço para apoiar seus próprios jogadores negros”

O HDA apresentou maneiras pelas quais a liga pode ajudar a NHL nas últimas semanas, mas eles ainda não concordaram com nada, e as discussões continuam em andamento, segundo Kane.

O jovem de 28 anos acrescentou que o HDA ​​e a NHL se reuniram durante uma ligação de Zoom na quarta-feira e que “às vezes é bastante hostil”.

Kane criticou a iniciativa #WeSkateFor da liga, que será lançada quando os jogos recomeçarem em 1º de agosto. O plano da NHL gira em torno de várias questões e causas que abrangem a comunidade negra, a comunidade LGBTQ, os trabalhadores da linha de frente e muitos outros.

 

“Apoiamos todos esses problemas e sempre os apoiamos. Mas esta é a campanha da NHL para falar sobre o nosso problema”, acrescentou Kane.

“Eles estão tentando envolver todas essas questões separadas – incluindo saúde mental, LGTBQ, direitos das mulheres, tudo – em uma só, quando nossa mensagem é sobre racismo. Completamente, mais uma vez, erra o alvo e está tão fora de sintonia com o que nós estamos falando”.

O vice-presidente sênior de impacto social da NHL, Kim Davis, respondeu a isso dizendo: “Até você ver como o tratamento do anti-racismo e da ‘Black Lives’ realmente acontecerá no sábado, provavelmente é prematuro julgar a eficácia com que entregamos a mensagem, e se ‘erramos o alvo'”.

Na quinta-feira, o HDA ​​divulgou um vídeo que incluía vários atletas de todas as ligas, como Patrick Mahomes, Brooks Koepka e Connor McDavid, expressando seu apoio à organização (veja abaixo).

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *