Nova máscara de goleiro do Tampa Bay Lightning celebra atletas negros pioneiros na luta pela igualdade

Curtis McElhinney tem uma nova máscara. Ela celebra alguns dos principais atletas negros que abriram caminho na luta pela igualdade. O novo equipamento do goleiro do Tampa Bay Lightning, que o colega de equipe Mathieu Joseph ajudou a projetar, apresenta seis figuras esportivas pioneiras. Williw O’Ree, primeiro jogador negro na NHL, os atletas olímpicos John Carlos e Tommie Smith, além de Alice Coachman, primeira mulher negra a ganhar um ouro olímpico, Jackie Robinson, primeiro jogador negro da liga de beisebol, e, por fim, Muhammad Ali. O capacete foi pintado por David Leroux da Diel Airbrush.

LEIA TAMBÉM
>> Seattle anuncia primeiro narrador negro de uma franquia na história da NHL
>> Goleiro leiloa máscara ‘de Martin Luther King Jr.’ para ajudar famílias carentes
>> Defensor do Minnesota recebe arte digital com reprodução de seu gesto antirracista

O lado esquerdo apresenta Willie O’Ree, vestindo uma camisa do Boston Bruins. O’Ree, agora Embaixador da Diversidade da NHL para a iniciativa Hockey is for Everyone (Hóquei é para Todos), foi o primeiro jogador negro da liga em 1958.

Ao lado de O’Ree estão os atletas olímpicos John Carlos e Tommie Smith, que famosamente levantaram o punho para protestar contra o racismo no estande de medalhas nos Jogos Olímpicos de 1968 na Cidade do México. Logo acima deles está a estrela do atletismo Alice Coachman, a primeira mulher negra a ganhar uma medalha de ouro olímpica em 1948.

O lado direito da máscara tem um retrato de Jackie Robinson, o primeiro jogador negro de beisebol da história da Liga Principal (MLB), vestindo seu uniforme número 42 do Brooklyn Dodgers. Acima de Robinson está o ex-campeão de boxe peso-pesado e lendário ativista Muhammad Ali.

A parte traseira da máscara apresenta uma citação de Martin Luther King Jr. Ela diz “O relâmpago não faz nenhum som até que se mexa.” A parte superior apresenta o logotipo do Tampa Bay Lightning. Um punho fechado está no queixo com “Black Lives Matter” estampado em cada lado.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Trilha sugerida para a leitura: Living Colour – Open Letter to a Landlord (1989)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *