- Garoto que conheceu novato do San Jose Sharks celebra hat-trick do jogador: ‘É o meu amigo!’
- Fofura! Filho de três anos de atacante do Nashville Predators rouba a cena com treino ao lado do pai
- Luto! Pittsburgh Penguins homenageia ex-gerente geral da campanha do título da Stanley Cup de 2009
- Parceiros de transmissão do NY Rangers por 20 anos fazem último ato antes de aposentadoria de narrador
Para continuar a inspirar meninas a ser o que quiserem, Mattel lança Barbie jogadora de hóquei no gelo
- Por Diogo Finelli
- Atualizado: 18 de agosto de 2020
A boneca mais famosa do mundo, que completou 60 anos em 2019, vai jogar hóquei no gelo. A Mattel, fabricante de brinquedos, revelou a Barbie Tim Hortons (famoso restaurante canadense fundado pelo ex-jogador de hóquei com o mesmo nome) com temática de hóquei, que vem vestida com uma jersey (camisa de hóquei), capacete, patins e um stick (taco). A nova Barbie inspira as meninas a explorar seu potencial ilimitado e as incentiva a ser o que quiserem.
Introducing the @TimHortons Collectible Barbie doll! Don't miss your chance to grab this doll before she's gone! https://t.co/SgUFh6thh0 #Barbie #TimHortons #Collectible #BarbieDoll #Hockey pic.twitter.com/kNlaNGLn5G
— ToysRUs Canada (@toysruscanada) August 14, 2020
A versão jogadora de hóquei foi apresentada pela Toys ‘R’ Us Canadá na sexta-feira (14) e custa US$ 29,99. A boneca chamou a atenção de jogadoras da seleção canadense, incluindo a goleira Shannon Szabados, que fez lobby por uma Barbie com equipamentos de goleira.
I think you’re on to something. C’mon @Mattel, we need a goalie!! 🙏🏼
— Shannon Szabados (@ShannonSzabados) August 17, 2020
Barbie e a representatividade
Embora tenha criado uma preocupação com a estética e o padrão de beleza, a representatividade sempre foi o objetivo da boneca desde sua criação, em 1959, pela empreendedora feminista Ruth Handler, esposa de Elliot Handler, o fundador da empresa norte-americana Mattel, que produz e distribui até hoje a Barbie.
Era importante a criança se identificar com o brinquedo e ter nele um modelo de mulher inteligente, amiga, companheira e meiga. Em razão disso, em 1968, em apoio ao movimento de igualdade que tomava conta dos estados Unidos, surge a Christie, amiga da Barbie e a primeira boneca negra da linha.
Esse movimento de inclusão continuou e até hoje permanece em discussão. A linha Fashionistas, lançada em 2016, representou uma evolução na trajetória da Barbie. Sem padrões corporais, as bonecas apresentam sete tons de pele, 22 cores de olhos e 24 penteados.
Em junho de 2018, a Mattel lançou a Barbie engenheira robótica para “encorajar” meninas a aprender programação por US$13,99. A Barbie Engenheira Robótica, vestida de calça jeans, camiseta, jaqueta jeans e usando óculos de proteção, vem com seis lições de programação grátis inspiradas na Barbie e planejadas para ensinar lógica, resolução de problemas e programação por montagem de blocos.
Em seis décadas, Barbie já teve mais de 180 profissões, sempre retratando desejos da sociedade da época.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Trilha sugerida para a leitura: Hole – Doll Parts
Posts Relacionados
Sobre Diogo Finelli
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.
Pequise
Posts recentes
- Garoto que conheceu novato do San Jose Sharks celebra hat-trick do jogador: ‘É o meu amigo!’ 16 de abril de 2025
- Fofura! Filho de três anos de atacante do Nashville Predators rouba a cena com treino ao lado do pai 16 de abril de 2025
- Luto! Pittsburgh Penguins homenageia ex-gerente geral da campanha do título da Stanley Cup de 2009 15 de abril de 2025