Philadelphia homenageia jogador que superou câncer ósseo raro na noite dedicada ao Hockey Fights Cancer

Oskar Lindblom teve motivos a mais para celebrar a noite de Hockey Fights Cancer, uma iniciativa da NHL para destacar a importância das pesquisas com o objetivo de encontrar a cura da doença. Durante a temporada, cada equipe dedica uma noite para a campanha. No domingo (18), o atacante sueco viveu a noite especial pela primeira vez desde que foi diagnosticado com sarcoma de Ewing, uma forma rara de câncer ósseo, em dezembro de 2019. Curado, Lindblom viu seus seus companheiros do Philadelphia Flyers usarem seu número, o 23, nas costas das camisas de aquecimento, e o enviaram primeiro para o rink (quadra de gelo) uma volta solo no Wells Fargo Center, na Filadélfia.

“Muitas emoções. Poder jogar este jogo novamente, jogar na NHL, é a melhor liga do mundo, e ainda conseguir estar lá e competir, então é uma sensação ótima. Estou muito feliz por poder jogar aqui e poder jogar novamente”, disse Lindblom, declarado livre do câncer um ano e quatro dias após o início do tratamento.

>> Saiba mais sobre a campanha Hockey Fights Cancer

“Foi emocionante, para ser honesto. Não esperava reagir assim quando patinei no gelo. Apenas muita emoção e tentar absorver tudo e focar no jogo, mas foi difícil. Tem sido um ano difícil, ou mais de um ano. Como eu disse, ser capaz estar nesta equipe, é incrível”.

O Philadelphia Flyers também teve outro convidado especial virtualmente. Tony Campisi, um torcedor dos Flyers de 17 anos que luta contra o câncer pela segunda vez, foi nomeado o técnico honorário da noite.

Campisi leu a escalação inicial dos Flyers por vídeo chamada e recebeu muitos aplausos do vestiário. Ele foi um “Flyer for a Day” em 2015 durante sua primeira batalha contra o câncer.

A equipe também homenageou o veterano aposentado do Exército dos EUA Steve Footit, que se tornou enfermeiro em 2016. Ele trabalhou com pacientes de UTI enquanto fazia seu próprio tratamento para câncer de laringe no Estágio 3.

As camisetas especiais de aquecimento serão leiloadas e os lucros vão ajudar as causas do Hockey Fights Cancer.

A batalha de Lindblom

Oskar Lindblom teve a cura do câncer anunciada pela namorada em dezembro do ano passado. Lindblom, que foi selecionado pelo Philadelphia Flyers na quinta rodada (nº 138) do Draft de 2014 da NHL, foi diagnosticado com sarcoma de Ewing, um tumor que cresce nos ossos ou no tecido ao redor dos ossos, em 11 de dezembro de 2019. Ele estava tendo uma temporada de destaque, empatado na artilharia do time com o atacante Travis Konecny, com 11 gols em 30 jogos.

Lindblom ficou na Filadélfia durante toda a temporada para realizar o tratamento de quimioterapia no Hospital da Universidade da Pensilvânia. Em junho, ainda com o tratamento para finalizar, o atacante chegou a patinar com os companheiros de equipe. Ele completou o tratamento em 2 de julho, quando tocou o sino no Abramson Cancer Center, no Hospital da Pensilvânia, o que significava que ele havia concluído seus tratamentos de radiação. Lindblom, sua namorada e as enfermeiras, todas mascaradas, posaram para fotos, e ele presenteou a equipe com sua camisa número 23 autografada.

Ainda em julho, os Flyers demonstraram sua confiança no atacante sueco ao confirmar a extensão de seu contrato por três anos e US$ 9 milhões apenas algumas semanas após ele terminar a quimioterapia.

Em setembro, Oskar Lindblom voltou a atuar pelos Flyers durante os Playoffs da Stanley Cup que, por conta da pandemia do novo coronavírus, foi disputado em duas sedes no Canadá, Toronto e Edmonton, sem a presença de torcedores. Ele não jogava há 271 dias. Lindblom jogou por 17 minutos e 30 segundos na vitória por 5 a 4, na prorrogação dupla, sobre o New York Islanders, ajudando o Philadelphia a forçar um jogo 7. Em janeiro deste ano, o atacante sueco marcou pela primeira vez após superar o câncer.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *