Zdeno Chara achou que estava em apuros com o presidente do Boston Bruins, Cam Neely, quando Neely o chamou para uma reunião na semana passada. Isso não poderia estar mais longe da verdade. Em vez disso, Neely se encontrou com Chara para mostrar onde sua camisa ficaria pendurada no TD Garden depois que os Bruins aposentassem seu número 33 em 15 de janeiro, antes do jogo contra o Seattle Kraken.
Os Bruins anunciaram que a equipe aposentará o número de Chara nesta temporada, e compartilhar a notícia com Chara na semana passada criou um momento emocionante entre “Big Zee” e Neely.
Neely levou Chara ao TD Garden sob o pretexto de precisar dele para uma sessão de fotos, mas assim que entraram na arena principal, Neely mudou de ideia.
“Na verdade, Z, eu estou falando besteira”, disse Neely a Chara em um vídeo postado pelos Bruins nas redes sociais. “Você vê entre 24 e 77, faixas de números aposentados? É para lá que vai o 33 este ano.”
Chara ficou imediatamente tomado de gratidão.
“Meu Deus, muito obrigado”, disse Chara a Neely. “Que honra”.
“Você me conquistou, em primeiro lugar”, disse Chara, rindo. “Não sei o que dizer… Estou chocada. Estou surpreso. Muito grato. Eu estava me perguntando se estarei em apuros depois de uma semana no cargo?”
Os Bruins trouxeram Chara de volta à organização em 25 de setembro como consultor e mentor de operações de hóquei.
Ele se aposentou da NHL em 20 de setembro de 2022, assinando um contrato de um dia com Boston. Foi eleito para o Hall da Fama do Hóquei e para o Hall da Fama da Federação Internacional de Hóquei no Gelo com a Classe de 2025.
O número de Chara será o 13º aposentado pelos Bruins e o primeiro desde o número 22 de Willie O’Ree em 18 de janeiro de 2022.
Ele é o oitavo na história da franquia em jogos disputados e o terceiro em gols, assistências, pontos, gols em power play (69), pontos em short-handed (19) e tempo médio de jogo no gelo (24:29) por um defensor. Ele ganhou o Norris Trophy de 2009, eleito o melhor em sua posição, e ajudou Boston a conquistar a Stanley Cup com uma vitória de sete jogos contra o Vancouver Canucks na final da Stanley Cup de 2011.
Para finalizara, antes da reunião da semana passada, Neely entregou a Chara uma carta do dono do time, Jeremy Jacobs.
“As vigas são um lar adequado para 33, porque nunca mais haverá outro Zdeno Chara”, disse Jacobs em um comunicado. “De sua habilidade, tamanho e domínio físico no gelo, à sua liderança no vestiário e impacto na comunidade de Boston, ‘Zee’ é uma lenda do esporte e o Bruin por excelência.”
Reuniões de trabalho normalmente não têm uma boa reputação, mas esta não pareceu tão ruim.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.