Willie O’Ree, de 86 anos, viu pessoalmente pela primeira vez o banner em sua homenagem, após ter seu número retirado pelo Boston Bruins em janeiro. No sábado (2), o primeiro jogador negro da história da NHL esteve no TD Garden, em Boston, já que no dia da cerimônia preocupações em torno da pandemia de coronavírus impediram O’Ree de comparecer ao ginásio.
Um emocionado O’Ree assistiu na televisão naquela noite da casa de sua filha em San Diego. Essas emoções fluíram novamente no sábado quando ele viu o banner com seu nome e o número 22 ao vivo pela primeira vez antes do Boston Bruins enfrentar o Columbus Blue Jackets.
Willie's first look at his No. 22 in The Rafters 🙌
“Sim, isso é muito bom. Andar no TD Garden e realmente vê-lo é realmente ótimo. Eu nunca sonhei na minha vida que meu número fosse aposentado e pendurado no ginásio”, disse O’Ree com um sorriso.
O integrante do Hall da Fama do Hóquei recebeu uma grande ovação da multidão no TD Garden quando foi mostrado no placar central de gelo junto com fotos de seu banner.
Nascido em 15 de outubro de 1935, em Fredericton, New Brunswick, sendo o mais novo de 13 irmãos, Willie O’Ree, que jogou no Boston Bruins, foi o primeiro jogador negro na liga quando estreou em 18 de janeiro de 1958, contra o Montreal Canadiens no Montreal Forum. O ex-jogador recebeu muitos prêmios nesses anos, incluindo o Lester Patrick Award (que honra a contribuição dada ao hóquei nos Estados Unidos) em 2003 e o Bill Walsh Champion of Change Award (que reconhece um indivíduo que abriu caminho de oportunidades para outros) em 2007.
Ele também recebeu a Ordem do Canadá, a mais alta honraria civil do condado em 2010. Em janeiro de 2018, os Bruins anunciaram que haveria uma pista de hóquei de rua. em homenagem a O’Ree, na área de Allston-Brighton. O ex-jogador também tem uma arena de hóquei em homenagem a ele em New Brunswick e é membro do Hall da Fama do New Brunswick Sports desde 1984.
A carreira de O’Ree
Willie O’Ree tornou-se o primeiro jogador negro da National Hockey League quando se juntou ao Boston Bruins em 18 de janeiro de 1958. O’Ree estava 95% cego em seu olho direito, um fato que ele guardava para si mesmo, ciente que poderia terminar sua carreira antes dela começar. A cegueira foi o resultado de ter sido atingido nos olhos anos antes. O’Ree jogou em 45 jogos da NHL durante partes de duas temporadas. Ele marcou quatro gols e deu dez assistências, com 14 pontos no total.
A liga nomeou O’Ree seu diretor de desenvolvimento juvenil e embaixador da diversidade da NHL em 1998. Em 2018, também criou o Willie O’Ree Community Hero Award, que reconhece um indivíduo que causou um impacto positivo em sua comunidade, cultura ou sociedade através do hóquei durante o ano.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.