Primeiro jogador transgênero no hóquei profissional é homenageado na Noite do Orgulho do NY Rangers

O hóquei é para todos. E o respeito e a inclusão talvez sejam as primeiras “regras” deste esporte. Na terça-feira (15), o New York Rangers promoveu a Noite do Orgulho (Pride Night), e homenageou Harrison Browne, o primeiro jogador transgênero a atuar no hóquei profissional. Ele foi convidado pelo clube para a cerimônia de abertura do jogo contra o Carolina Hurricanes, no Madison Square Garden, em Nova York.

Horas antes de jogo, Browne twittou uma foto dele em frente ao Garden, e a resposta de um dos seus quase 5 mil seguidores mexeu com ele:

“Quando saí como trans há 15 anos atrás, eu nunca imaginei que um homem trans, assim como eu, estaria soltando o disco para o meu time favorito”, escreveu Alex Thornton, de 30 anos, que mora no Arizona. A representação é importante. Ser visível e viver a sua verdade é importante. As Noites de Orgulho e de Hóquei é Para Todos são importantes”.

Hockey is for Everyone (Hóquei é para Todos) usa o jogo de hóquei – e a influência global da Liga (NHL) – para impulsionar uma mudança social positiva e promover comunidades mais inclusivas.

Browne, em entrevista ao site NHL.com antes da cerimônia de abertura do jogo no Madison Square Garden, disse que é surreal ler a resposta de Thornton.

“Foi realmente reconfortante. Era isso. Isso é tudo que eu precisava.”, disse ele.

Harrison Browne jogou três temporadas na National Women’s Hockey League (NWHL) pelo Metropolitan Riveters e os Buffalo Beauts, em Nova Jersey, antes de se aposentar depois da temporada passada, para completar sua transformação física. O morador de Toronto agora trabalha para o projeto You Can Play como consultor. A You Can Play é uma campanha de ativismo social dedicada à erradicação da homofobia nos esportes, centrada no slogan “Se você pode jogar, pode jogar”.

“Sempre que há uma noite de You Can Play, eu sou chamado para fazer, porque sou um jogador de hóquei e tenho um forte vínculo com a comunidade. É meio óbvio para mim fazer esses eventos, mas estou super empolgado por estar de volta a Nova York e perto de onde meu time antigo está”, comentou.

Browne disse que é importante para ele fazer parte dessas noites porque ajuda a criar visibilidade e promove a missão do You Can Play de erradicar a homofobia nos esportes.

“Aonde quer que eu vá, eu sou um embaixador, mas agora faz mais sentido trabalhar em parceria (com a You Can Play) para ver o que podemos fazer para espalhar mais consciência. Eu tenho mais tempo para me dedicar ao treinamento de jovens, para estar na comunidade”.

Pride Night

O New York Rangers e o You Can Play Project se unem em uma noite de cada temporada para espalhar a mensagem de aceitação e respeito dentro da comunidade do hóquei. You Can Play é uma organização dedicada à segurança e inclusão de todos os participantes em todo o mundo dos esportes, incluindo atletas LGBTQ, treinadores e fãs. Sua missão é criar uma mudança de cultura em que os vestiários e as áreas de espectadores se concentrem na capacidade atlética, na ética de trabalho e no espírito de equipe, e não na orientação sexual e/ou identidade de gênero.

A seguir, vários momentos em que o clube, através dos seus jogadores e até o famoso ginásio usam as cores da campanha para promover a New York Rangers Pride Night (o Madison Square Garden é iluminado com as cores da bandeira LGBTQ).

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Trilha sugerida para a leitura: Sixx: A.M. – Rise

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *