#TapeOutHate: racismo no hóquei é escancarado em nova campanha de grupo de jogadores

O racismo, que é real no hóquei, está escancarado em uma nova campanha. A Hockey Diversity Alliance (HDA), aliança formada por jogadores que tem como missão “erradicar o racismo sistêmico e a intolerância no hóquei”, em parceria com a Budweiser Canada,  lançou um vídeo de dois minutos destacando o abuso no mundo real que muitos atletas negros da NHL enfrentam regularmente. Após uma breve introdução, o vídeo começa destacando o tipo de mensagens racistas recebidas pelos jogadores nas redes sociais, e com depoimentos dos próprios jogadores lembrando episódios tristes em que o racismo, infelizmente e covardemente, esteve presente no jogo.

Versões censuradas e sem censura do comercial, que foi filmado em Toronto em agosto passado, foram postadas e compartilhadas online. O comercial também foi exibido no Hockey Night in Canadá, faixa nobre da modalidade na TV canadense, no sábado (8), quando o Toronto Maple Leafs, de Wayne Simmonds, e o Colorado Avalanche, de Nazem Kadri, se encontraram.

No vídeo, é mostrado um insulto direcionado a Matt Dumba, que é filipino canadense. Dumba mais tarde pergunta a Wayne Simmonds, do Toronto Maple Leafs, se ele consideraria encaminhar seu filho no hóquei. Simmonds, que teve uma banana jogada em sua direção no meio de um jogo de exibição da NHL em Ontário em 2011, responde: “Se eu soubesse que ele teria que enfrentar as coisas que enfrentei, provavelmente não”.

“Queríamos manter as coisas o mais cruas possível”, disse Kadri em entrevista. “Às vezes, para as pessoas entenderem, elas precisam ver (a linguagem vulgar). Eu sinto que se a maioria das pessoas assistir e ler esses comentários, elas ficarão enojadas. para criar consciência e fazer com que as pessoas vejam as coisas através de uma lente diferente e uma perspectiva diferente”.

A Hockey Diversity Alliance (HDA) foi formada em junho de 2020 após o assassinato de George Floyd por um policial de Minneapolis. Os jogadores ativos Matt Dumba, Wayne Simmonds, Nazem Kadri e Anthony Duclair, bem como os ex-NHL Akim Aliu, Trevor Daley, Chris Stewart e Joel Ward, compõem o conselho executivo da HDA. Outro fundador, Evander Kane, está de licença voluntária desde o ano passado. A missão do grupo é “erradicar o racismo sistêmico e a intolerância no hóquei”.

 

O spot #TapeOutHate foi combinado com fita de hóquei com tema da HDA. Os rolos de fita preta (que estão disponíveis para compra online e, a partir de 22 de janeiro, nas lojas Canadian Tire) apresentam as palavras “RACISMO NÃO TEM LUGAR NO HÓQUEI” em letras brancas. A Budweiser está financiando a produção da fita pela Renfrew Pro, com US$ 1 de cada rolo comprado sendo doado para a HDA.

“A verdade é que essas são histórias reais”, disse Mike D’Agostini, diretor sênior de marketing da Budweiser. “Estas são experiências reais que os jogadores da HDA experimentam – se não todos os dias, pelo menos muitas vezes. Sentimos que era a coisa certa a fazer, espalhar essa mensagem da forma mais crua possível”.

Ao longo dos anos, em diferentes níveis do esporte, Dumba foi assediado pessoalmente e online. “A mídia social se tornou uma espécie de monstro por trás de tudo isso”, disse Dumba. Ele recebeu mensagens de ódio no Instagram e em outros lugares – especialmente no verão de 2020, depois que fez um discurso condenando o racismo e depois se ajoelhou durante o hino nacional dos EUA antes de um jogo na bolha dos Playoffs da NHL, em Edmonton.

Dumba, de 27 anos, admite que se sente insensível a todo o ódio. “O que não está certo”, disse ele.

“Isso é algo com o qual tenho lidado há muito tempo”, disse Nazem Kadri, que tem 31 anos. “Deve ter tido um impacto bastante traumático em mim. Foi definitivamente doloroso na época, mas, para mim, acho que tive resistência mental para perseverar. Estamos preocupados com o fato de os jovens talvez não terem isso, isso realmente afetando as pessoas por muito tempo”.

A NHL não está envolvida na campanha #TapeOutHate. Após uma parceria inicial, a HDA se separou da liga em outubro de 2020, dizendo que a liga estava “focada em esforços performáticos de relações públicas que pareciam destinados a passar rapidamente por conversas importantes sobre raça necessária no jogo”.

Dumba disse que a NHL “recebeu várias oportunidades de se envolver e participar e ajudar a espalhar essa mensagem”, referindo-se especificamente à campanha #TapeOutHate, “e eles optaram por não o fazer”. Ele disse que a liga está “com medo de criar uma mudança real e fazer uma diferença real. A cada passo”. O defensor acrescentou: “Sempre tem que ser ideia deles ou vir de suas pessoas”.

 

Questionado sobre os comentários de Dumba, um porta-voz da liga forneceu a seguinte declaração ao TheScore: “A NHL aplaude nosso parceiro Budweiser e a Hockey Diversity Alliance por seus esforços para promover a diversidade e a inclusão no hóquei. Esse movimento contínuo requer visão e compromisso de todos. Nós damos as boas-vindas a todos os que estão usando suas vozes e plataformas para perseguir esses objetivos importantes e continuamos determinados a continuar usando os nossos (canais) e a fazer o trabalho necessário para criar uma mudança real”.

Por fim, disseram Dumba e Kadri, a HDA gostaria de estar em sintonia com a liga. Enquanto isso, o grupo está fazendo o seu trabalho.

“Ainda há racismo em nosso jogo”, disse Dumba. “Você vê, você ouve essas histórias desses jovens, o que eles estão passando. Temos que continuar trabalhando nisso e tentar lidar com isso todos juntos”.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

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