Toronto Maple Leafs homenageia narrador do time que vai se aposentar após 44 anos, e filho narra jogo

A Scotiabank Arena realizou a “Noite de Holy Mackinaw”, uma homenagem a Joe Bowen, locutor veterano do Toronto Maple Leafs, que anunciou no início deste ano sua aposentadoria ao final da temporada, após 44 anos como a voz da equipe. Como parte das festividades, David, filho de Joe e narrador do Sudbury, da Ontario Hockey League (OHL), narrou toda a partida entre Maple Leafs e Chicago Blackhawks ao lado do comentarista Jim Ralph, enquanto Joe assistia ao jogo com o restante da família em um camarote.

A missão de David era simples: ele não tinha a intenção de usar a expressão “Holy Mackinaw”, que se tornou a marca registrada de seu pai no ar por quatro décadas.

Mas quando Dakota Joshua, do Toronto, marcou o gol da virada, colocando os Maple Leafs em vantagem por 3 a 2 aos 16:59 do terceiro período, apenas seis segundos depois do capitão Auston Matthews ter empatado o jogo, Ralph tocou no ombro de David.

Com o ginásio inteiro em êxtase, era a hora.

“Holy Mackinaw!” David gritou pelo rádio.

“Não foi planejado”, disse David depois que os Maple Leafs garantiram a vitória. “Mas, dada a emoção do momento, Ralphie me deu o sinal. Então, acho que eu tinha que fazer isso.”

Que maneira melhor de celebrar o dia especial do pai?

Tudo começou com os jogadores dos Maple Leafs vestindo camisetas com a frase “Santo Mackinaw!” no treino da manhã e relembrando os tempos em que ouviam as transmissões de Joe Bowen quando crianças.

“Holy Mackinaw!” “Você ouve isso quase todas as noites quando os Leafs marcam um gol”, disse o atacante John Tavares, que cresceu a 32 quilômetros a oeste de Toronto, em Oakville. “Tenho ótimas lembranças de quando eu era mais novo, indo e voltando dos treinos com meu pai e ouvindo-o no rádio. Era uma época diferente. Não dava para assistir aos jogos pelo celular naquela época. Então, ouvi-lo narrar era como se eu pudesse ver tudo com clareza, ele era muito bom no que fazia. Ele tem uma voz lendária, e isso significa muito para mim e para o meu pai.”

“É uma pena (que ele esteja se aposentando). Gostaria que pudéssemos ouvir a voz dele no rádio por muito tempo depois que eu parar de jogar. Gostaria que ele pudesse narrar para sempre.”

O defensor Morgan Rielly concorda plenamente.

“Que carreira incrível, que ser humano incrível e uma parte importantíssima desta organização”, disse ele. “Ele é um daqueles caras que você nunca imagina que não estará mais aqui. É a voz que você sempre imagina como a trilha sonora deste time.”

Bowen foi homenageado em uma cerimônia pré-jogo que incluiu um vídeo com mensagens de felicitações de ex-jogadores e jogadores atuais do Maple Leafs, como Mats Sundin, Darryl Sittler, Wendel Clark, Doug Gilmour, Curtis Joseph, Darcy Tucker, Rielly e Tavares. Clark então o presenteou com um “microfone de ouro”, o que gerou uma longa ovação da torcida.

Em seguida, veio a cereja do bolo: o anúncio de que a área de transmissão da cabine de mídia do Foster Hewitt será renomeada para “Cabine do Bowen” a partir da temporada 2026-27.

Será que outro Bowen — David — um dia será presença constante na cabine que leva o nome de seu pai?

“Não dá para prever o futuro”, disse o jovem de 25 anos. “Estou apenas tentando me aprimorar como locutor sempre que tenho a oportunidade de usar os fones de ouvido.

“Foi um momento um pouco diferente hoje à noite. Mas, obviamente, seria a realização de um sonho.”

Para pai e filho.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *