Após superar alcoolismo e voltar a jogar, atacante do Ottawa Senators leva prêmio por perseverança

Bobby Ryan, do Ottawa Senators, foi anunciado como ganhador do Bill Masterton Memorial Trophy, prêmio dado ao jogador que melhor exemplifica as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei, pela NHL, na segunda-feira (7).  Ryan tirou uma licença prolongada dos Senators em novembro para entrar no programa de assistência aos jogadores da NHL/NHLPA, citando problemas com o abuso de álcool. O atacante voltou contra o Nashville Predators em 25 de fevereiro e, dois dias depois, fez um hat-trick em seu primeiro jogo em casa, uma vitória por 5 a 2 sobre o Vancouver Canucks. O NHL Awards 2020, evento para o anúncio dos vencedores e a entrega dos prêmios, estava programado para 18 de junho em Las Vegas, mas foi adiado em 25 de março de 2021 por conta da pandemia do coronavírus..

“Eu sei que é algo que eu prezo, é algo que eu realmente tenho que agradecer às pessoas por reconhecerem que saí do outro lado antes de uma batalha que tem me atormentado por um tempo”, disse Ryan. “Significa muito para mim. Mas espero que signifique mais para minha esposa, porque ela colocou muito de lado para me trazer até aqui”.

“Muitos companheiros de equipe enviaram votos de felicidades. Muitos deles mantiveram contato comigo durante o verão, apenas checando e vendo como estou. Isso me ajudou muito durante o verão.”

Ryan disputou os últimos oito jogos do Ottawa antes de a temporada ser interrompida em 12 de março devido a preocupações em torno do coronavírus, marcando quatro gols com uma média de 16:03 do tempo no gelo. Ele disse que não tinha certeza se jogaria um jogo da NHL novamente depois de se despedir.

“Voltando, sempre tentei ser sincero”, disse Ryan. “Essa foi provavelmente a parte mais gratificante de tudo isso, é que eu avancei. Você pode dizer a alguém que isso funcionou para mim, e que talvez seja algo para você. Eu não planejei mas, agora, que tem sido uma coisa tão positiva, estou ansioso para fazer isso por outras pessoas”.

“Obter ajuda, aprender e me tornar melhor em todos os aspectos da minha vida é certamente melhor do que a alternativa e o caminho que eu estava seguindo”, disse Bobby Ryan. “As coisas que aprendi sobre mim, as coisas em segundo plano da vida, a nova vida que construí. Significa mais para mim do que correr atrás da Stanley Cup”.

Os escritores  da Professional Hockey Writers Association (PHWA) enviaram nomeações para o Bill Masterton no final da temporada regular e os três principais candidatos – Ryan, o atacante Oskar Lindblom, do Philadelphia Flyers, e o defensor Stephen Johns, do Dallas Stars – foram designados como finalistas. Uma doação de US $2.500 do PHWA é concedida anualmente ao Bill Masterton Scholarship Fund, com sede em Bloomington, Minnesota, em nome do vencedor do Masterton Trophy.

Lindblom foi diagnosticado com sarcoma de Ewing, uma forma de câncer ósseo, durante a temporada. Johns fez sua estreia na temporada em 18 de janeiro, depois de perder 22 meses devido a dores de cabeça pós-traumáticas. Todos eles atuaram na pós-temporada.

“Eu não tenho nada além de respeito pelos outros dois caras que poderiam ter vencido”, disse Ryan. “Assisti Oskar e Stephen jogarem um pouco nos Playoffs … Com o que (Oskar) passou, provavelmente tão, senão, mais merecedor disso do que eu. Extremamente impressionado por ele ter voltado e jogado bem também, ele parecia bem”, comentou Bobby Ryan.

Bill Masterton Memorial Trophy

O Bill Masterton Memorial Trophy é um prêmio anual sob a tutela da Professional Hockey Writers’ Association (Associação dos Escritores Profissionais de Hóquei) e é dado ao jogador da National Hockey League (NHL) que melhor exemplifica as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei. O vencedor é selecionado em uma pesquisa entre todos os integrantes do PHWA no final da temporada regular.

O troféu foi apresentado pela NHL Writers ‘Association em 1968 para comemorar o falecido William Masterton, um jogador do Minnesota North Stars, que exibiu, em alto grau, as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei. Masterton morreu em 15 de janeiro de 1968, após uma lesão sofrida durante um jogo.

Foi concedido pela primeira vez após a temporada regular de 1967-68. Os jogadores do Montreal Candiens venceram cinco vezes, enquanto o New York Rangers e o Boston Bruins venceram quatro.

“Nunca desista!”.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Trilha de superação sugerida para a leitura: Sixx: A.M. (ft. Corey Taylor, Joe Elliott, Brantley Gilbert, Ivan Moody, Slash) – Maybe It’s Time

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *