Diagnosticado com tipo raro de câncer ósseo em dezembro, atacante volta a patinar com colegas do Philadelphia

Uma boa notícia animou o Philadelphia Flyers e a comunidade do hóquei nesta terça-feira (23). Diagnosticado com sarcoma de Erwing, um tipo raro de câncer ósseo, no dia 11 de dezembro do ano passado, o atacante sueco Oskar Lindblom, de apenas 23 anos, patinou pela primeira vez com os companheiros de equipe desde que deu início ao tratamento. Lindblom, que está terminando a quimioterapia e não voltará a atuar nesta temporada da NHL, destacou as dificuldades para patinar novamente em alto nível depois de um tempo afastado e disse ter se divertido com o momento ao lado dos colegas.

“É divertido estar lá (no gelo)”, disse Lindblom. “Ainda é difícil não ser tão bom quanto costumava ser quando estava normal. Mas é divertido estar lá, divertido estar com os garotos novamente, andar de patins e ter a sensação disso”.

Lindblom disse que patinou “três ou quatro vezes” desde que foi diagnosticado com câncer, mas nesta terça-feira foi a primeira vez que fez atividades com os companheiros.

“Está indo muito bem”, disse Lindblom. “Não tenho muitos (tratamentos para realizar). vai terminar em breve. Há uma luz no túnel. … Essa é a única coisa pela qual estou esperando agora, terminar minha quimioterapia e voltar a jogar hóquei com a equipe. Vai ser irreal voltar à vida real novamente e me divertir”.

O atacante sueco participou dos trabalhos permitidos pela NHL para pequenos grupos de jogadores na Fase 2 do plano de retorno da temporada traçado pela liga, que teve início no dia 8 de junho. A temporada 2019/2020 foi interrompida no dia 12 de março, por causa da pandemia do coronavírus, e a NHL optou pelo encerramento antecipado da temporada regular (restavam cerca de 11 jogos para cada equipe). O campeonato será retomado em julho direto nos Playoffs da Stanley Cup, que terá 24 equipes, ao invés das 16 que geralmente disputam a pós-temporada.

Lindblom estava empatado com o atacante Travis Konecny na artilharia do Philadelphia Flyers, com 11 gols, quando deixou a equipe após o jogo de 7 de dezembro contra o Ottawa Senators. O sueco foi escolhido pela Associação de Escritores Profissionais de Hóquei como candidato dos Flyers  para o Masterton Trophy, concedido anualmente ao jogador que melhor exemplifica as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei.

Só na torcida

Embora ele não esteja jogando, Lindblom disse que acredita que o Philadelphia Flyers tem uma grande chance de ganhar a Stanley Cup. Os Flyers terminaram com a quarta melhor campanha da Conferência Leste e entrarão já na segunda fase dos Playoffs, assim como Boston Bruins, Tampa Bay Lightning e Washington Capitals.

“No final da temporada, eles (Philadelphia Flyers) tiveram um bom impulso (na classificação)”, disse ele. “Nossa equipe é muito boa. Mal posso esperar para vê-los novamente e mal posso esperar para estar com eles e começar a praticar com eles. Eles têm uma grande chance de pressionar por um bom Playoff aqui (no Wells argo Center)”.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *