Diagnosticado com transtorno bipolar, goleiro do NY Islanders leva prêmio por perseverança

O goleiro Robin Lehner, do New York Islanders, foi premiado com o Bill Masterton Memorial Trophy, prêmio anual oferecido ao jogador que melhor exemplifica as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei durante a temporada da National Hockey League (NHL). O anúncio foi feito na quarta-feira (19) durante a cerimônia do NHL Awards, que premia os destaques da temporada do hóquei no gelo nos Estados Unidos e Canadá, realizada no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas. Os outros candidatos eram Nick Foligno, do Columbus Blue Jackets, que foi forçado a lidar com problemas de saúde que afetam duas de suas três crianças pequenas; e Joe Thornton, do San Jose Sharks, um atacante de 39 anos, que fez retornos de grandes lesões em cada uma das duas últimas temporadas.

Lehner, de 27 anos, que assinou com o Islanders como jogador livre em 3 de julho de 2018, obteve 25 vitórias nos 43 jogos que disputou na temporada regular, seu recorde na NHL. Esse desempenho veio depois que ele revelou – em setembro de 2018 em um artigo escrito por ele e publicado no The Athletic – suas lutas com transtorno bipolar, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, dependência de álcool e drogas e transtorno de estresse pós-traumático não diagnosticados anteriormente. Ele recebeu grande apoio dos Islanders desde que divulgou seus problemas para eles e é grato pelo ambiente positivo que a equipe promoveu nesta temporada. O goleiro levou um momento de auto-reflexão solene ao palco ao receber o Bill Masterton memorial Trophy, escancarou ainda mais sua batalha contra a doença mental.

“Não tenho vergonha de dizer que estou mentalmente doente, mas isso não significa mentalmente fraco”, disse Lehner à multidão reunida, com o troféu Masterton na mão, para um momento de aplausos.

“Isso representa muito. Isso representa muito pessoalmente para mim e para minha esposa, minha família. Tive uma chuva tão incrível de apoio e muitas pessoas que entraram em contato comigo. No entanto, existem pessoas que estão apenas com medo de dar o primeiro passo, com medo de fazer as coisas necessárias para mudar suas vidas. Isso é incrivelmente recompensador. Eu jantei com todos os médicos do programa no outro dia e eles obviamente não me disseram nomes ou qualquer coisa, mas eles disseram que muitas pessoas entraram em contato com eles e começaram a receber ajuda por eu ter falado sobre o meu problema. Se fosse apenas uma pessoa, valeria a pena”.

Lehner enfatizou a importância de mudar a narrativa em torno da doença mental, motivando os outros a procurar ajuda como ele fez. O jogador de 27 anos sofreu uma jornada angustiante, como descrito em sua carta, que culminou com ele recebendo apoio da Liga e da Associação dos Jogadores para se submeter ao tratamento.

“Não posso dizer o suficiente sobre o programa de abuso de substâncias da NHLPA e da NHL. Eu não acho que estaria vivo sem eles.”

Robin Lehner sabe que seu caminho para a recuperação não acabou, e está disposto a seguir falando sobre o tema para encorajar outras pessoas que vivem situações semelhantes a procurar ajuda..

“Eu dei o primeiro passo, consegui ajuda e isso mudou minha vida. É algo que temos que continuar insistindo e temos que acabar com o estigma. Há muito mais que precisa ser feito. É apenas encorajador ver mais e mais pessoas falando sobre isso. Há muito mais trabalho a ser feito. É bom falar sobre isso e tudo, mas é preciso fazer mudanças”.

Lehner é o terceiro jogador na história do Islanders a vencer o Masterton Trophy, juntando-se ao atacante Ed Westfall, que ganhou em 1977, por sua liderança, e o goleiro Mark Fitzpatrick, vencedor em 1992, por superar a síndrome de eosinofilia-mialgia (uma perturbação pela qual a eosinofilia se combina com dor muscular, fadiga, inflamação, dor articular, tosse, falta de ar, erupções e anomalias neurológicas).

Bill Masterton Memorial Trophy

O Bill Masterton Memorial Trophy é um prêmio anual sob a tutela da Professional Hockey Writers’ Association (Associação dos Escritores Profissionais de Hóquei) e é dado ao jogador da National Hockey League (NHL) que melhor exemplifica as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei. O vencedor é selecionado em uma pesquisa entre todos os integrantes do PHWA no final da temporada regular.

O troféu foi apresentado pela NHL Writers ‘Association em 1968 para comemorar o falecido William Masterton, um jogador do Minnesota North Stars, que exibiu, em alto grau, as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei. Masterton morreu em 15 de janeiro de 1968, após uma lesão sofrida durante um jogo.

Foi concedido pela primeira vez após a temporada regular de 1967-68. Os jogadores do Montreal Candiens venceram cinco vezes, enquanto o New York Rangers e o Boston Bruins venceram quatro.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Trilha sugerida para a leitura: Papa Roach – Problems

(canção que me fez companhia no modo repeat no hospital nas noites solitárias enquanto estava com meu pai internado e apenas podia ver pessoas importantes indo embora sem poder fazer nada. descanse em paz, papai.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *