Ex-capitã da seleção dos EUA, Cammi Granato torna-se a primeira mulher olheira em uma equipe da NHL

A ex-atacante e capitã da seleção de hóquei no gelo dos Estados Unidos, Cammi Granato, de 48 anos, será a primeira mulher a assumir um cargo de olheira (scout)  profissional na liga norte-americana, a NHL. Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Nagano, no Japão, em 1998, ela foi anunciada na quarta-feira (25) pela equipe de Seattle, que só vai estrear na temporada 2021-2022.

“Eu tive outras oportunidades da NHL para voltar ao hóquei. Seattle é a opção certa para mim e uma organização empolgante para participar. Alinhou-se como a oportunidade perfeita”, disse Granato ao site do Seattle, que ainda não tem um nome.

“Que momento no esporte agora, ver todos os tipos de tabus sendo quebrados por mulheres. Se eu posso inspirar alguém a se tornar olheira ou trabalhar em um escritório da NHL, isso é incrível”, destacou a ex-jogadora.

Granato foi atacante e era capitã do time de hóquei feminino dos Estados Unidos que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Nagano em 1998. A duas vezes atleta olímpica disputou todos os campeonatos do mundo da IIHF de 1990 a 2005 e foi introduzida no Hall da Fama do Hóquei em 2010.

Seu irmão, Tony Granato, jogou 13 temporadas na NHL, treinou o Colorado Avalanche entre 2002 e 2004, e em 2008-2009, e é treinador do time de hóquei masculino da Universidade de Wisconsin. Seu marido, Ray Ferraro, jogou 18 temporadas na NHL, sendo sete no Hartford Whalers, com o gerente geral do Seattle, Ron Francis, do Hockey Hall of Fame.

Granato se junta a Ulf Samuelsson, Stu Barnes, Dave Hunter e John Goodwin como olheiros profissionais de Seattle, que começa a jogar na temporada 2021-22. Samuelsson jogou 16 temporadas na NHL e venceu a Stanley Cup duas vezes com o Pittsburgh Penguins (em 1991 e 1992). Barnes jogou 16 temporadas da NHL.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *