NHL divulga finalistas do troféu que premia perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei

Jogador que melhor exemplifica as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei durante a temporada da National Hockey League (NHL). Superação. Isto é o que premia o Bill Masterton Memorial Trophy, um dos troféus entregues pela liga durante o NHL Awards, cuja cerimônia em 2019 está marcada para o dia 19 de junho, no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas. Nesta sexta-feira (19), a NHL anunciou os três finalistas ao Bill Masterton: Robin Lehner, do New York Islanders, Nick Foligno, do Columbus Blue Jackets, e Joe Thornton, do San Jose Sharks.

Robin Lehner, um goleiro de 27 anos, que assinou com o Islanders como jogador livre em 3 de julho de 2018. O goleiro obteve 25 vitórias nos 43 jogos que disputou na temporada regular, seu recorde na NHL. Esse desempenho veio depois que ele revelou problemas com vício e um transtorno bipolar não diagnosticado anteriormente. Ele recebeu grande apoio dos Islanders desde que divulgou seus problemas para eles e é grato pelo ambiente positivo que a equipe promoveu nesta temporada. Lehner seria o terceiro jogador na história do Islanders a vencer o Masterton Trophy, juntando-se ao atacante Ed Westfall, que ganhou em 1977, por sua liderança, e o goleiro Mark Fitzpatrick, vencedor em 1992, por superar a síndrome de eosinofilia-mialgia (uma perturbação pela qual a eosinofilia se combina com dor muscular, fadiga, inflamação, dor articular, tosse, falta de ar, erupções e anomalias neurológicas).

“É uma grande honra, obviamente, mas não seria possível sem todas as peças ao meu redor, a partir de minha família e amigos. Mas ao longo de toda esta equipe, o relacionamento que eu e o goleiro Thomas Greiss tivemos o ano todo, motivando um ao outro, apoiando um ao outro, todo mundo, o Lou (Lamoriello, gerente-geral), toda a organização tem sido ótima”, disse Lehner

Foligno, um atacante de 31 anos, foi forçado a lidar com problemas de saúde que afetam duas de suas três crianças pequenas, mas voltou a jogar e desempenhou um papel importante ao ajudar os Blue Jackets a se classificarem para os Playoffs da Stanley Cup. Ele perdeu cinco jogos quando sua filha de 5 anos, Milana, nascida com um problema cardíaco congênito, precisou de uma segunda cirurgia em 31 de dezembro. Milana fez uma cirurgia para substituir uma válvula cardíaca algumas semanas após seu nascimento, em outubro de 2013. O procedimento funcionou, mas ainda apresentou algumas complicações.

Nick Foligno perdeu quatro jogos quando seu filho de 23 meses, Hudson, foi hospitalizado em 11 de março após contrair pneumonia tão grave que seu pulmão direito entrou em colapso quatro dias depois. O capitão do Blue Jackets somou 35 pontos (17 gols e 18 assistências) em 73 jogos na temporada regular. Nenhum jogador do Columbus ganhou o Masterton desde que os Blue Jackets entraram na NHL, em 2000.

“É por causa de seus companheiros. Você tem orgulho de vir e trabalhar com esses caras todos os dias. Eu estou em uma equipe especial e me importo muito com esse grupo”, disse Foligno na sexta-feira.

Joe Thornton, um atacante de 39 anos, fez retornos de grandes lesões em cada uma das duas últimas temporadas. Ele rasgou o ligamento cruzado anterior e o ligamento colateral medial em seu joelho esquerdo em 2017 e rasgou o ligamento colateral medial de seu joelho direito em 2018. Seu amor pelo jogo nunca o deixou desistir de jogar, apesar das duras sessões de reabilitação. Thornton teve 51 pontos (16 gols e 35 assistências) e uma média de 15:33 de tempo no gelo em 73 jogos disputados (dos 82 da temporada regular). De 1º de dezembro até o final da temporada regular, Thornton foi o segundo no San Jose Sharks em assistências (30). O atacante Tony Granato (1997) é o único jogador dos Sharks a vencer o Masterton desde que San Jose entrou na NHL, em 1991.

Bill Masterton Memorial Trophy

O Bill Masterton Memorial Trophy é um prêmio anual sob a tutela da Professional Hockey Writers’ Association (Associação dos Escritores Profissionais de Hóquei) e é dado ao jogador da National Hockey League (NHL) que melhor exemplifica as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei. O vencedor é selecionado em uma pesquisa entre todos os integrantes do PHWA no final da temporada regular.

O troféu foi apresentado pela NHL Writers ‘Association em 1968 para comemorar o falecido William Masterton, um jogador do Minnesota North Stars, que exibiu, em alto grau, as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei. Masterton morreu em 15 de janeiro de 1968, após uma lesão sofrida durante um jogo.

Foi concedido pela primeira vez após a temporada regular de 1967-68. Os jogadores do Montreal Candiens venceram cinco vezes, enquanto o New York Rangers e o Boston Bruins venceram quatro.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Trilha sugerida para a leitura: Papa Roach – Elevate (Live @ Ace of Spades, Sacramento,CA January 18th, 2019)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *