Ottawa Senators se despede de jovem fã, de 17 anos, que lutou contra incurável doença de pele

Com a presença da mãe, Tina Boileau, o Ottawa Senators exibiu um vídeo emocionante em tributo ao jovem Jonathan Pitre, um fã da equipe, que morreu em abril, aos 17 anos. Conhecido por “menino borboleta”, Pitre foi diagnosticado, ainda bebê, com epidermólise bolhosa (EB), um distúrbio genético do tecido conjuntivo sem cura aparente, resultante de um defeito na fixação da epiderme na derme, que causou grande fragilidade na sua pele.

A sua infância foi passada entre cirurgias e tratamentos com o intuito de melhorar a sua qualidade de vida, sabendo já que esta não seria longa. Jonathan Pitre morreu num hospital em Minnesota, nos Estados Unidos, onde os Senators o conheceram. Ele impressionou tanto a organização com sua coragem que, em 2017, assinou um contrato de um dia como membro de análise (scout) da equipe. O garoto estava internado depois de uma transfusão de células estaminais para uma terapia experimental.

 

A homenagem foi feita na estreia do Ottawa Senators na temporada 2018-19 da NHL, na quinta-feira (4), no Canadian Tire Center, em Ottawa, no Canadá, contra o Chicago Blackhawks. Além do vídeo exibido no telão do ginásio (veja abaixo), a mãe do menino foi convidada para soltar o primeiro disco da temporada (puck drop).

Pitre causou tanto impacto na organização que o prêmio para o jogador que mais trabalhou no campo de desenvolvimento (quando jovens atletas da equipe treinam para tentar um lugar na equipe profissional na temporada da NHL) foi rebatizado como troféu Johnathan Pitre Memorial.

No vídeo em tributo a Jonathan Pitre, o garoto aparece com a seguinte mensagem: “Agora eu desafio todos, e cada um de vocês: comece a perseguir seus sonhos. Se eu posso fazer isso, você também pode”.

De acordo com a imprensa canadense, Jonathan Pitre passou a vida informando as pessoas sobre a sua doença e angariando fundos para a investigação da mesma. Ao todo, reuniu cerca de 180 mil euros para a associação de solidariedade Debra, destinada a ajudar famílias de pessoas que sofrem de epidermólise bolhosa.

Depois de quase seis meses fora dos hospitais, Pitre deu entrada no Hospital Pediátrico da Universidade de Minnesota devido a infecções descontroladas no organismo e acabou por morrer depois de uma transfusão mal sucedida, conta o jornal Ottawa Citizen.

O jovem de 17 anos era uma figura do Canadá pela luta que travava contra a doença e recebeu inúmeras mensagens de solidariedade após a sua morte. Uma delas foi do presidente canadense, Justin Trudeau, no Twitter: “Jonathan Pitre foi um herói em todos os sentidos da palavra, um lutador corajoso e determinado que persistiu frente a cada desafio, e que inspirou muita gente”, escreveu.

Veja abaixo o vídeo “Amor, coragem e inspiração: a extraordinária vida de Jonathan Pitre”

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *