Sobrevivente de tragédia com equipe júnior de hóquei é homenageado em jogo dos Penguins

O Pittsburgh Penguins homenageou um dos sobreviventes do acidente de ônibus que deixou 16 mortos, incluindo membros do Humboldt Broncos, equipe da Saskatchewan Junior Hockey League (SJHL), uma liga júnior canadense, em abril, em Saskatchewan, no Canadá. Durante o primeiro período do jogo de terça-feira (1º de maio), contra o Washington Capitals, o telão da PPG Paints Arena, em Pittsburgh, mostrou Brayden Camrud, que foi aplaudido de pé pelo público, e também foi festejado pelos jogadores no gelo.

Os Penguins já haviam feito uma homenagem ao Humboldt Broncos no dia seguinte ao acidente com um memorial do lado de fora do ginásio. Em abril, Alex Soloducha, da CBC News, informou que Brayden Camrud planejava comparecer aos funerais das 16 vítimas do acidente. Camrud foi liberado do hospital depois de sofrer uma concussão e várias contusões e cortes.

“Tenho muita sorte de estar aqui. Vou viver meus dias, dia a dia, viver minha vida por eles (amigos que se foram) e dar o meu melhor para tentar fazer com que eles fiquem orgulhosos”, disse Camrud.

No dia 21 de abril, o Winnipeg Jets havia levado outro sobrevivente do acidente, Matthieu Gomercic, para o jogo 5 da série melhor de sete partidas dos Playoffs da Stanley Cup contra o Minnesota Wild.

A tragédia

O acidente envolveu um caminhão e o ônibus que levava a equipe do Humboldt Broncos, da Saskatchewan Junior Hockey League (SJHL), que integra a Canadian Junior Hockey League (CJHL), uma liga de hóquei júnior, deixando 15 mortos (entre eles jogadores com idade entre 16 e 20 anos e membros da comissão técnica) e 14 feridos. O time ia para Nipawin, onde jogaria o quinto jogo da série melhor de sete partidas dos playoffs contra o Nipawin Hawks, que liderava a série por 3-1, depois de uma emocionante vitória por 6 a 5, na quarta-feira, em Humboldt, após três prorrogações.

A Polícia Montada do Canadá confirmou que 29 pessoas estavam no ônibus, mas não divulgou os nomes das vítimas fatais, nem se, entre elas, estavam jogadores ou treinadores, e não fez nenhuma menção sobre o motorista do caminhão. No dia seguinte ao trágico acidente, equipes da NHL prestaram homenagens às vítimas durante os jogos da temporada regular. Nos 15 jogos disputados no sábado (7), nos Estados Unidos e Canadá, foi respeitado um minuto de silêncio, em um momento de bastante comoção nas arenas. Equipes e jogadores fizeram doações em prol dos familiares das vítimas do acidente.

Horas após a notícia do acidente com o ônibus que levava a equipe canadense do Humboldt Broncos, na tarde do dia 6 de abril, um morador de Humboldt criou uma página no site GoFundMe para arrecadar doações em dinheiro para as famílias das vítimas. Na noite do dia 18, ou seja, 12 dias depois, a conta parou de aceitar doações. O valor almejado era de US$ 4 milhões, mas a participação surpreendente das pessoas fez com que a campanha acumulasse quase quatro vezes mais o valor: US$ 15.185.700.

“… You gotta go and reach for the top
Believe in every dream that you got
You know you gotta give it your all
You only living once, so tell me
What are you, what are you waiting for?

What are you, what are you
What are you, what are you waiting for?
What are you, what are you
What are you, what are you waiting for?”

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Trilha sugerida para a leitura: Nickelback – What You Waiting For?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *