- Elas no jogo: equipes da liga feminina de hóquei (PWHL) serão adicionadas ao game NHL 25, da EA Sports
- Atacante do Vancouver Canucks é ovacionado por torcedores em retorno ao gelo após diagnóstico de câncer
- Jogadores do Pittsburgh Penguins fazem visita anual a hospital infantil e encontram astro do futebol americano
- Atacante do Dallas Stars posta vídeo fofo da euforia dos filhos vendo pela TV o gol marcado pelo pai
Após um ano em tratamento, atacante do New Jersey Devils anuncia que está curado de câncer
- Por Diogo Finelli
- Atualizado: 24 de outubro de 2018
O atacante Brian Boyle anunciou que está curado de um câncer, após receber os resultados do seu exame de sangue mais recente, na segunda-feira (22). A boa notícia vem 1 ano e 33 dias depois da confirmação da doença (no dia 19 de setembro de 2017). A previsão dos médicos era de que a cura completa da doença poderia levar até 18 meses.
Boyle, de 33 anos foi diagnosticado com leucemia mieloide crônica, um tipo de câncer de medula óssea, durante os treinamentos que antecederam a temporada 2017-18 da NHL. Ele conseguiu voltar a jogar pelo New Jersey Devils em 1o de novembro e marcou 10 gols em seus primeiros 25 jogos, incluindo um na noite dedicada pelo time à campanha Hockey Fights Cancer (promovida pela NHL, em que cada equipe dedica uma noite para divulgar a importância da prevenção e combate ao câncer, com doações e vendas de produtos oficiais, cujo valor arrecadado é destinado ao programa Hockey Fights Cancer, mantido pela NHL), no Prudential Center, na vitória por 3 a 2 sobre o Vancouver Canucks, em 24 de novembro (veja o gol no vídeo abaixo). Boyle perdeu três jogos depois da estreia na temporada e representou os Devils no All-Star Game da NHL em 2018.
“Um teste (BCR-ABL1) procura as células de leucemia no seu sangue e quando eu fui diagnosticado pela primeira vez, estava em 75%. No final da última temporada, estava em 0,08%, e em julho eu estava 0,04%. Os resultados mostraram todos os zeros na segunda-feira. É remissão molecular completa, e eu me sinto muito bem. A progressão estava acontecendo nos últimos testes. Quando eu disse à minha esposa, ela estava animada e emocionada”, disse Boyle nesta quarta-feira.
“O plano de jogo tem funcionado bem, e agora vou continuar com ele. Foi uma boa notícia, mas isso não muda muito para mim e vou continuar tomando o remédio”, completou o atacante.
Boyle precisa continuar sua medicação uma vez por mês e os exames regulares com seus médicos para garantir que o câncer permaneça em remissão. Ele frequenta a Summit Medical, em Nova Jersey, e o Dana-Farber Cancer Institute, em Boston, de onde é e reside quando a temporada de hóquei não está em andamento (offseason).
No dia 21 de junho, Brian Boyle foi premiado com o Bill Masterton Memorial Trophy, prêmio anual oferecido ao jogador que melhor exemplifica as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei durante a temporada da National Hockey League (NHL). O anúncio foi feito durante a cerimônia do NHL Awards, que premia os destaques da temporada do hóquei no gelo nos Estados Unidos e Canadá, realizada no Hard Rock Hotel & Casino, em Las Vegas.
Brian Boyle também disse que seu filho de 3 anos, Declan, que tem uma malformação arteriovenosa de sua mandíbula, uma condição rara que afeta o fluxo sanguíneo e a circulação de oxigênio, está indo bem e está frequentando a escola quatro dias por semana.
“Ele é um garoto normal de novo. É fantástico. Estou feliz por estar gastando mais energia no gelo e no vestiário agora. Estou totalmente aqui (com o New Jersey Devils). Essa é uma liga tão difícil, então isso (as boas notícias) facilita as coisas para mim”, comentou o jogador.
Boyle tem quatro pontos (três gols e uma assistência) em seis jogos, e tem uma média de 11:42 no tempo de gelo em um papel de quarta linha nesta temporada. Ele tem 196 pontos (109 gols e 87 assistências) em 699 jogos da NHL em 13 temporadas com o New Jersey Devils, o Los Angeles Kings, o New York Rangers, o Tampa Bay Lightning e o Toronto Maple Leafs.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Trilha sugerida para a leitura: Dee Snider (Twisted Sister) – We’re Not Gonna Take It (Piano Version)
Posts Relacionados
Sobre Diogo Finelli
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.
Pequise
Posts recentes
- Elas no jogo: equipes da liga feminina de hóquei (PWHL) serão adicionadas ao game NHL 25, da EA Sports 21 de novembro de 2024
- Atacante do Vancouver Canucks é ovacionado por torcedores em retorno ao gelo após diagnóstico de câncer 19 de novembro de 2024
- Jogadores do Pittsburgh Penguins fazem visita anual a hospital infantil e encontram astro do futebol americano 18 de novembro de 2024