- Elas no jogo: equipes da liga feminina de hóquei (PWHL) serão adicionadas ao game NHL 25, da EA Sports
- Atacante do Vancouver Canucks é ovacionado por torcedores em retorno ao gelo após diagnóstico de câncer
- Jogadores do Pittsburgh Penguins fazem visita anual a hospital infantil e encontram astro do futebol americano
- Atacante do Dallas Stars posta vídeo fofo da euforia dos filhos vendo pela TV o gol marcado pelo pai
Atacante sueco do Philadelphia Flyers comemora dois anos livre de câncer ósseo raro
- Por Diogo Finelli
- Atualizado: 6 de julho de 2022
Oskar Lindblom agora está livre do câncer por dois anos. O atacante do Philadelphia Flyers foi ao Instagram para comemorar o marco e estava cheio de gratidão por aqueles que o trataram e apoiaram desde o diagnóstico de sarcoma de Ewing em 2019. A detecção precoce e os tratamentos ajudaram o jogador a fazer seu retorno inspirador à NHL. Um agradecido Lindblom postou algumas fotos de seu tempo no Hospital da Universidade da Pensilvânia no sábado (2), dois anos após o dia em que foi declarado livre do câncer. As fotos que ele compartilhou eram dele com a namorada Alma Lindqvist e membros da equipe do hospital.
Oskar Lindblom foi diagnosticado com sarcoma de Ewing, uma forma rara de câncer ósseo, em 13 de dezembro de 2019. No momento de seu diagnóstico, o atacante tinha 18 pontos em 30 jogos e estava empatado com o atacante Travis Konecny pela liderança no Philadelphia Flyers com 11 pontos.
Durante a quimioterapia, Lindblom apoiou os Flyers participando de vários jogos e visitando os vestiários, e os Flyers e vários outros jogadores da NHL o apoiaram vestindo camisas com a frase Oskar Strong, feitas pela Biscuit Tees, uma empresa de Kim Parent, filha da lenda dos Flyers, Bernie Parent.
Em 2 de julho de 2020, Lindblom tocou um sino no Abramson Cancer Center, no Hospital da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, para indicar o fim de seus tratamentos contra o câncer. O atacante sueco, que foi finalista do prêmio na temporada passada, foi novamente declarado livre do câncer em março.
Congrats, @oskarlindblom! 🧡🖤
An inspirational journey culminates with winning the Masterton Memorial Trophy. #NHLAwards pic.twitter.com/duFkbVvIJN
— Philadelphia Flyers (@NHLFlyers) June 15, 2021
“Eu já disse isso algumas centenas de vezes, acho que sim. Tente ser positivo”, disse Lindblom. “Estou tentando ser positivo todos os dias. Acho que fui positivo durante toda a quimio e a cirurgia que fiz no ano passado. Então, estou tentando espalhar as boas vibrações ao meu redor e espero que as pessoas possam captar isso de mim, e que realmente tentem se divertir, mesmo que não estejam passando por alguma situação difícil no momento”.
“Quer dizer, são altos e baixos, mas como eu disse, tenho apenas curtindo a vida… Passar um tempo com minha família de novo, ver meus avós que não vejo há quase dois anos… Então, quero dizer, apenas curtindo a vida e ser capaz de fazer o que eu quiser, sinto-me com energia novamente. Essa é uma grande parte disso e, no que diz respeito ao hóquei, é a mesma coisa, senti que melhorei no final da temporada, mas sei que consegui muito mais em mim. Então, eu só tenho que continuar a aumentar minha resistência e ser capaz de trabalhar todos os dias para ser capaz de jogar meu jogo”.
How it started. ➡️ How it went. ➡️ How it's going. #NHLAwards pic.twitter.com/GWeTS62eqn
— Philadelphia Flyers (@NHLFlyers) June 16, 2021
O gerente geral do Philadelphia Flyers, Chuck Fletcher, disse: “Oskar é um jovem que continua a nos impressionar com seu nível de comprometimento e caráter. Passar pelo que ele passou e retornar ao time durante nossos Playoffs na bolha de Toronto (no ano passado, por causa da pandemia) mostrou uma quantidade incrível de determinação e coragem. Em seguida, trabalhou arduamente para se preparar para uma temporada completa em que teve um impacto imediato no nosso vestiário e no gelo.”.
Lindblom disse que o apoio que recebeu de seus companheiros significou muito para ele.
“Tem sido enorme. Desde o início, isso me deu muita energia e foco para me manter avançando. Especialmente nos primeiros dias, foi difícil para mim apenas tentar absorver tudo e ver o que você tem na sua frente. Mas apenas tê-los (os companheiros de equipe) lá e me apoiando todos os dias e, como eu disse, me dando energia… Foi ótimo para mim ter, tipo, minha segunda família nos Estados Unidos. Isso foi ótimo e eu os agradeço muito por fazerem isso por mim também”, afirmou Lindblom.
A luta – e a vitória – do atacante contra o tipo raro de câncer ósseo lhe rendeu o Bill Masterton Memorial Trophy, prêmio dado ao jogador que melhor exemplifica as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei, pela NHL, em 2021.
Também em 2021, a campanha #OskarStrong ajudou a arrecadar US$ 50 mil para pesquisa de cura de câncer ósseo raro.
É um marco que vale a pena comemorar todos os anos.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Posts Relacionados
Sobre Diogo Finelli
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.
Pequise
Posts recentes
- Elas no jogo: equipes da liga feminina de hóquei (PWHL) serão adicionadas ao game NHL 25, da EA Sports 21 de novembro de 2024
- Atacante do Vancouver Canucks é ovacionado por torcedores em retorno ao gelo após diagnóstico de câncer 19 de novembro de 2024
- Jogadores do Pittsburgh Penguins fazem visita anual a hospital infantil e encontram astro do futebol americano 18 de novembro de 2024